F1: McLaren mantém plano e confia em Norris e Piastri após desclassificação
Equipe diz que não irá interferir na disputa interna entre os pilotos nas últimas etapasA McLaren, atual campeã da Fórmula 1, mantém plena confiança de que seus pilotos Lando Norris e Oscar Piastri chegarão totalmente preparados para as duas últimas etapas da temporada, no Catar e em Abu Dhabi, apesar da desclassificação no Grande Prêmio de Las Vegas.
Em uma sessão de perguntas e respostas divulgada pelo time nesta quinta-feira (27), o chefe de equipe Andrea Stella afirmou que nada mudará na forma como a McLaren conduz seus fins de semana de corrida.
Segundo ele, o problema registrado em Las Vegas, desgaste excessivo nas placas traseiras do assoalho, foi algo específico daquele circuito de rua.
“Temos uma metodologia de acerto bem estabelecida e consolidada, e estamos confiantes de que isso nos levará ao melhor plano para as próximas corridas, começando pelo Circuito Internacional de Lusail neste fim de semana”, disse Stella.
Ele ressaltou que a equipe sempre aprende com cada situação, e que o episódio em Las Vegas forneceu informações úteis sobre a janela de operação do carro e sobre o comportamento de porpoising.
O porpoising é um fenômeno aerodinâmico associado ao efeito solo, caracterizado por oscilações repetidas da suspensão em alta velocidade (perda e recuperação rápida de downforce) que fazem o carro “quicar” na pista. Em Las Vegas, segundo Stella, a McLaren enfrentou “fortes oscilações verticais”.
“Nenhum risco excessivo”
Stella explicou que o porpoising se agravou devido às condições em que o carro operou durante a corrida, algo não previsto a partir dos treinos ou das simulações da equipe.
Ele negou que a McLaren tenha assumido riscos exagerados com a altura do carro e afirmou que a equipe adicionou uma margem de segurança tanto na classificação quanto na corrida. Porém, as oscilações inesperadas acabaram anulando essa proteção, fazendo o assoalho tocar o solo.
O dirigente destacou ainda que reduzir a velocidade, o que teoricamente aumentaria a altura em relação ao solo, teve efeito apenas parcial e chegou a ser contraproducente em certos trechos do circuito.
“O que ocorreu em Vegas foi causado por uma anomalia no comportamento do carro, e não pelo resultado de uma busca excessiva ou irracional por desempenho”, afirmou o italiano.
“Como equipe, aprendemos continuamente com a experiência, ajustamos nossa abordagem o tempo todo e certamente utilizaremos qualquer informação obtida com o que vivemos em Las Vegas”.
Disputa interna
Norris chega às etapas finais com 24 pontos de vantagem sobre Piastri e Max Verstappen, da Red Bull, tetracampeão mundial. Restam ainda duas corridas e uma sprint, somando 58 pontos em disputa.
Stella também indicou que a McLaren, já bicampeã consecutiva do Mundial de Construtores, não pretende alterar o gerenciamento entre seus pilotos.
“Não há motivo para isso. Sempre dissemos que, enquanto a matemática permitir, deixaremos os dois pilotos lutarem livremente pela chance de conquistar o título, e assim será no Catar”, afirmou.
“Agora vamos lutar pelo duplo campeonato mundial com confiança e consciência da nossa força”.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela
-
Segurança Pública
Acusado de matar pintor a tiros dentro de residência é preso em Timon
-
Segurança Pública
Polícia apreende cartilha com “código de conduta” da facção Bonde dos 40 em Teresina
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Geral
Anvisa manda retirar panetones do mercado e proíbe alimentos com cogumelos não autorizados