Explosão em empresa de oxigênio deixa cinco feridos e causa danos em residências em Fortaleza no Ceará

Em nota expedida às 13h50 deste sábado (24/4) a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará informou que as 5 vítimas receberam atendimento médico no local

Uma explosão atingiu unidade da empresa White Martins, na avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24/4). Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel central foram acionadas e chegaram ao local por volta das 10h40min. Cinco pessoas ficaram feridas e três foram encaminhadas à Emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Foto: REPRODUÇÃO/DIÁRIO DO NORDESTEFoto do evento inesperado e destruidor
Foto do evento inesperado e destruidor hoje (24/4) em Fortaleza-CE

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, confirmou nas redes sociais o número de feridos encaminhados ao hospital. Não foi informado, no entanto, se os atingidos são funcionários da empresa ou moradores da região.

"Os pacientes, de 19, 43 e 45 anos de idade, seguem estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem", comunicou o IJF.

Foto: Prefeitura de FortalezaJosé Sarto, prefeito de Fortaleza, esteve no local do acidente
José Sarto, prefeito de Fortaleza, esteve no local do acidente

Em nota expedida às 13h50, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) informou que as cinco vítimas receberam atendimento médico no local, e três delas foram encaminhadas ao hospital.

Foto: Diário do NordesteMorador próximo à explosão mostra danos em sua residência
Morador próximo à explosão mostra danos em sua residência

"As primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram ao local após um minuto do acionamento. Foram deslocadas uma viatura de autosalvamento, uma viatura de combate a incêndio, além de oito ambulâncias - sendo seis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas do Corpo de Bombeiros", diz a nota da SSPDS. 

Pessoas detidas por tentar furtar cilindros

Após a explosão, duas pessoas foram detidas no local por supostamente estarem tentando furtar cilindros de oxigênio. A informação foi confirmada pelo comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Zélio Menezes.

"Sei que duas pessoas foram recolhidas, provavelmente por estarem realizando esse furto", afirmou o comandante.

Menezes reforçou que as causas da explosão ainda são desconhecidas e que não é possível levantar nenhuma hipótese. Ele detalha que equipes especializadas irão investigar. "O momento é apenas de resolver a situação, resolver os riscos", pontuou, em coletiva de imprensa no começo da tarde.

A White Martins informou, em nota expedida às 12h, que equipes da empresa estavam se deslocando para o local. "Prestaremos mais informações assim que possível", diz a nota.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) foi até o local da explosão e, posteriormente, ao IJF, para acompanhar o estado de saúde dos feridos. "O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região", afirmou o prefeito. 

Vídeos enviados ao Diário do Nordeste mostram pessoas fugindo do local e a fumaça causada pela explosão. Residências próximas tiveram janelas quebradas e foram danificadas.

Foto: Rede social do governador Camilo SantanaCamilo Santana lamentou o ocorrido pelas sas redes sociais
Camilo Santana lamenta ocorrido pelas redes sociais

O governador Camilo Santana (PT) lamentou o ocorrido, em comunicado nas redes sociais. "Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas", afirmou o governador. "Momentos após a explosão, nossos profissionais dos Bombeiros, Samu e policiais estiveram no local para o socorro das vítimas e isolamento da área", disse Camilo.

White Martins trabalha com abastecimento de oxigênio

A empresa White Martins atua no mercado de fabricação de gases industriais e medicinais e é responsável por parte do abastecimento de oxigênio dos hospitais do Ceará. A empresa não informou se a produção no local será afetada nem qual parte da operação ocorria na fábrica. 

Em comunicado, o governador Camilo Santana disse que a Secretaria da Saúde "acompanha da questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema desabastecimento nos equipamentos de saúde". 

A Prefeitura de Fortaleza também está acompanhado a situação, segundo o prefeito José Sarto. Ele garantiu que não haverá desabastecimento nas unidades da Capital.

Foto: Reprodução com aletração de imagemVizinhos fotografaram o momento imediatamente pós explosão
Vizinhos fotografaram o momento imediatamente pós explosão

O barulho da explosão foi ouvido por diversos moradores dos arredores. O auxiliar de pedagogia Francisco Wilson estava em um posto de combustíveis ao lado da empresa e presenciou o ocorrido.

"Eu vi só uma grande explosão de um cilindro, vários cilindros voando e pessoas correndo. [...] Muitas pessoas caíram também com medo", conta. Francisco afirma que saiu do local rapidamente, mas viu que o foro do posto, um muro e a padaria anexa ao estabelecimento foram parcialmente destruídos.

José dos Santos Filho, morador da região há 17 anos, conta que estava trabalhando quando sentiu a explosão. "Eu ouvi um estrondo, pensei até que era um trovão, porque o tempo estava nublado. Aí minha esposa ligou desesperada, dizendo que tinha explodido alguma coisa na fábrica, pedindo para eu vir para cá", conta. 

Fonte: JTNEWS com informações do Diário do Nordeste

Comentários