Examinadores acusados de fraude contra o Detran-PI são soltos
Eles foram alvos da Operação Cribelo, deflagrada pela Superintendência de Operações Integradas.Os últimos sete alvos da Operação Cribelo, deflagrada pela Superintendência de Operações Integradas, que ainda estavam presos, foram postos em liberdade nesse domingo (08). São eles: Valdirene Silva Reis dos Santos, Maria de Jesus Rodrigues de Sousa (examinadora), Carmem Maria da Silva (examinadora), Aguinaldo Lucio Barros, Francisco Alves da Costa, Eliane Morais de Abreu (examinadora) e Jorge Henrique Rocha Cavalcante (examinador).
Eles foram os únicos que tiveram as prisões prorrogadas por mais 05 dias, em razão de não terem colaborado com a autoridade policial, que decidiu representar pela prorrogação da medida cautelar.
Com o término do prazo da temporária, a Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí vai finalizar o inquérito de quase mil páginas e remetê-lo ao Ministério Público, que deverá denunciar os indiciados à Justiça.
Como funcionava o esquema
A investigação revelou que instrutores de uma autoescola orientavam o aluno sobre como se comportar durante o exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um áudio, ela afirmou que o candidato deveria pagar um valor em dinheiro para ser aprovado e que repassaria uma parte dessa quantia aos examinadores do DETRAN-PI.
A Polícia Civil conseguiu registrar um dos examinadores do DETRAN recebendo discretamente um papel de um despachante do setor de CNH, evidenciando a troca de favores envolvendo o pagamento para aprovação no exame. “Foi possível identificar que o candidato estava com a mão esquerda marcada para ser reconhecido pelos examinadores. A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame”, explicou o delegado Roni Silveira.
Os investigados deverão responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026
-
Geral
Operação Vice-Cônsul: advogados são transferidos para presídio em Altos
-
Segurança Pública
Jovem é morto a tiros na frente da filha de 3 anos na zona rural de Luís Correia
-
Justiça
Audiência de estudante acusado de matar casal atropelado em Teresina é suspensa
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Dono de supermercado preso pelo DRACO com carga roubada em Cocal dos Alves (PI) é solto
-
Política
PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Política
TCE-PI multa prefeito e agente de contratações de Patos do Piauí por irregularidades em licitações milionárias
-
Política
Gasto milionário em evento cultural gera críticas sobre prioridades do governo
-
Política
Pré-candidato Toni Rodrigues não poupa críticas ao governador: "Nada foi feito para transformar o Piauí, é deplorável"