Exame preventivo do colo de útero é retomado nas Unidades Básicas de Saúde em Teresina

Nas 64 UBS disponíveis, há oferta de consulta médica e de enfermagem, além de serviços de vacina, coleta de exame, curativo e entrega de medicamentos

O exame preventivo do colo de útero, também conhecido como Papanicolau, já está disponível nas 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS), administradas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foto: Ascom/FMSPara realizar o exame, basta a mulher se dirigir à uma UBS mais próxima da sua residência
Para realizar o exame, basta a mulher se dirigir à uma UBS mais próxima da sua residência

O procedimento detecta infecções e alterações nas células do colo do útero e havia sido suspenso em decorrência da pandemia, tendo sido retomado nesta segunda-feira (03).

Esse exame é  indicado  para mulheres com vida sexual ativa e que tenham idade entre 25 e 64 anos. A recomendação é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.

Para realizar o exame, basta a mulher se dirigir à uma UBS mais próxima da sua residência e o ideal é que ela não esteja na fase do ciclo menstrual. “Ela pode fazer o Papanicolau após cinco dias dessa fase. Há outras recomendações como não ter tido relação sexual, mesmo com preservativo, nas últimas 24horas e não ter usado creme vaginal nos últimos três dias”, finaliza Fernanda.

Atualmente, em Teresina, a FMS mantém 26 UBS para atendimento, de forma exclusiva, de pessoas com sintomas gripais e 64 UBS que estão atendendo usuários com outros problemas básicos de saúde que não sejam gripais. Nestas 64 UBS, há oferta de consulta médica e de enfermagem, além de serviços de vacina, coleta de exame, curativo e entrega de medicamentos.

Sobre o assunto, segue vídeo da coordenadora médica da Atenção Básica da FMS, Fernanda Melo.



Fonte: JTNEWS

Comentários