Ex-presidente da OAB-Piauí Deusdedit Sousa morre aos 100 anos em Teresina

Advogado atuante e conhecido por sua luta em defesa da democracia e pelo fortalecimento da advocacia piauiense, Dr. Deusdedit deixa um nobre legado profissional e pessoal

No início da tarde desta quarta-feira (02/03), morreu aos 100 anos, o advogado Deusdedit Sousa, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), pai do ex-ministro e secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa.

Foto: OAB/PIDeusdedit Sousa, na véspera dos 100 anos posou pra foto ao lado de sua própria foto como presidente da OAB-PI
Deusdedit Sousa, na véspera dos 100 anos posou pra foto ao lado de sua própria foto como presidente da OAB-PI

O advogado Deusdedit Sousa que completou 100 anos no dia 13 de fevereiro estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina, e a morte foi atribuída a causas naturais.

Deusdedit construiu vasto currículo como profissional liberal, líder de classe e autoridade pública através de cargos de direção que ocupou na administração pública estadual, como diretor da Companhia de Desenvolvimento do Piauí (Coderpi), já extinta, no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Agespisa e Junta Comercial do Estado.

Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) lamentou a morte de Deusdedit Sousa e destacou o trabalho realizado por ele. O presidente Celso Barros decretou luto oficial de três dias na instituição.  

"O trabalho realizado por Deusdedit na OAB-PI está imortalizado na construção da sede da Seccional. Foi na gestão comandada por ele que a instituição conquistou o prédio onde fica localizada até hoje", diz trecho da nota. 

Tributo a Deusdedit Sousa; por Brandão de Carvalho

O desembargador aposentado do Estado do Piauí, Brandão de Carvalho e escritor, membro da Academia de Piauiense de Letras Jurídicas, escreveu: 'Tributo ao advogado Deusdedit Sousa em seu aniverssário de 100 anos'.

Foto: OAB/PIUma homengem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí
Outdoor nas proximidades da OAB-PI em homengem aos 100 anos de Deusdedit Sousa

"Sempre a nossa Ordem dos Advogados do Brasil, no Piauí, teve eleições briosas e altamente participativas desde os seus primórdios. Um dos ícones de nossa OAB- PI, dentre outros, Duesdedit Sousa, se eleva à categoria dos privilegiados que como poucos, adentra ao seu centenário com força e vigor, apesar da longevidade".

Confira o texto completo aqui.

O JTNEWS ouvia na tarde desta quarta-feira (2/3), o ecritor e desembargador aposentado, Brandão de Carvalo, sobre a morte de Deusdedit Sousa, que assim manifestou: "A advocacia do Piauí fica pobre em termos de qualidade, competência, seriedade e inteligência. Deusdedit Sousa partiu para o Oriente Eterno; há poucos dias, completou seu centenário ao lado de todos nós, hoje parte levando consigo imorredouras saudades a todos nós amigos e admiradores e deixando-as também cada coração por aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer um homem incomum, que fazia a diferença por tudo aquilo que fez em benefício da OAB do Piauí, do Brasil. Saudades....", declarou Brandão de Carvalho.

Velório

O velório de Deusdedit Sousa será realizado nessa quinta-feira (03/03), a partir das 8 horas, na sede da OAB-PI, em Teresina. O sepultamento será no cemitério São José, zona Norte de Teresina.

Deusdedit presidiu a OAB-PI no período de 1985 a 1987, tendo como marca a boa articulação de ações de fortalecimento da advocacia.

A Prefeitura de Teresina decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do advogado. “Advogado atuante e conhecido por sua luta em defesa da democracia e pelo fortalecimento da advocacia, dr. Deusdedit deixa um nobre legado profissional e pessoal”, diz trecho da nota.

Confira a nota da OAB-PI na íntegra

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta profundo pesar pela morte do advogado Deusdedit Sousa, Membro Honorário Vitalício da OAB-PI, nesta quarta-feira de cinzas (02/03). O presidente Celso Barros decretou luto oficial de três dias na instituição. 

Deusdedit presidiu a OAB-PI no período de 1985 a 1987. Aos cem anos, ele foi o primeiro a atingir o centenário na história da Seccional piauiense. O advogado trabalhou por décadas na área de Direito Cível, era Procurador do Estado do Piauí aposentado, prestou relevantes serviços para a sociedade piauiense e ocupou diversos cargos públicos. 

O trabalho realizado por Deusdedit na OAB-PI está imortalizado na construção da sede da Seccional. Foi na gestão comandada por ele que a instituição conquistou o prédio onde fica localizada até hoje. 

O presidente Celso Barros recebeu com tristeza e resignação a notícia da morte de Deusdedit Sousa. “Ele completou 100 anos agora, recentemente, no dia 13 de fevereiro. Fizemos uma homenagem, gravamos vídeo com ele há poucos dias e a sua alegria era cativante! Tínhamos esperança em tê-lo conosco no dia, mas ele já estava hospitalizado. Foi um grande líder, é uma referência para advocacia piauiense”, afirmou o presidente da Seccional Piauí. 

Deusdedit Sousa era viúvo de Elita Raulino, e deixa três filhos: João Henrique, Jorge Sousa e Eneide Sousa. O velório vai acontecer nesta quinta-feira (03/03) na sede da OAB-PI. O sepultamento está previsto para ocorrer às 11h.

Nesse momento de dor e resignação, a OAB-PI se solidariza com a família e os amigos do ex-presidente Deusdedit Sousa e expressa as mais profundas e sinceras condolências". 

Fonte: JTNEWS

Comentários