Ex-doméstica, Francia Marquez pode ser a primeira mulher negra vice-presidenta da Colômbia

Francia Marquez é ativista ambiental de longa data, feminista, além de uma das principais referências da luta antirracista do continente latino-americano

As eleições presidenciais colombianas deste ano prometem uma reviravolta no cenário político do país. Não apenas porque o candidato mais provável a vencer o cargo seja Gustavo Petro, político de esquerda, mas também porque pela primeira vez na história da Colômbia, uma mulher negra pode assumir a vice-presidência do país.

Foto: Luisa Gonzalez (Reuters)Francia Marquez e Gustavo Petro
Francia Marquez e Gustavo Petro

Francia Marquez é ativista ambiental de longa data, feminista, além de uma das principais referências da luta antirracista do continente latino-americano. Nascida no estado de Cauca, região de maioria populacional negra, Francia já acumula um longo trajeto ativista em seu currículo.

Em 2014, liderou o processo de denúncias contra a mineração ilegal de ouro, além de organizar um protesto, em que 80 mulheres que marcharam 563 quilômetros até Bogotá, para exigir a retirada de equipamentos e mineradores ilegais do território. O feito, lhe rendeu o importante Prêmio Goldman de Meio Ambiente em 2018, conhecido como Prêmio Nobel do Meio Ambiente.

Foi perseguida e recebeu uma série de ameaças de morte por conta da sua atuação ativista, o que fez o que ela tivesse que sair de Cauca em direção à Cali, cidade que reside até hoje. Se formou em direito e para pagar seus estudos, trabalhou de empregada doméstica.

Hoje Francia Marquez se apresenta como advogada, mãe solo, líder comunitária preta que passou a maior parte da vida como defensora do meio ambiente e dos direitos humanos.

Para as eleições de 2022, a candidatura de Francia é considerada inovadora por construir a partir das bases e de forma coletiva, incorporando todas as populações historicamente excluídas. O foco de sua campanha e seus discursos são as mulheres, os povos indígenas e a população negra e as comunidades LGBTQIAP+.

O primeiro turno das eleições colombianas acontece dia 29 ainda neste mês. As últimas pesquisas apontam Gustavo Petro e Francia Marquez na liderança da corrida com 40% das intenções de voto contra 21% do candidato de direita Federico “Fico” Gutierrez. Caso se confirme o cenário eleitoral, a Colômbia pode alcançar um feito histórico elegendo o primeiro governo de esquerda da história do país.

Fonte: Mídia NINJA

Comentários