Ex-delegado do Dops se torna réu por incineração de corpos na ditadura
Os crimes na época da ditadura militar contam mais de 12 cadáveres ocultados e destruídosA Justiça Federal recebeu a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-delegado do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), Cláudio Antônio Guerra, 79 anos. Ele é acusado de ter incinerado 12 cadáveres em fornos da Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Dentre os corpos ocultados dessa forma, de 1973 a 1975, estaria o de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz.
Guerra foi denunciado com base em depoimento prestado por ele mesmo para o livro “Memórias de uma Guerra Suja”, que relata a incineração de cadáveres na Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes.
Os corpos, segundo o depoimento do ex-delegado, eram recolhidos em sacos pretos na chamada ‘Casa a Morte’, em Petrópolis (RJ), e na sede do DOI-Codi (Destacamento de Operação de Informação e Centro de Operações de Defesa Interna).
Em nota, o procurador da República Guilherme Virgílio, destacou que a aceitação da denúncia pela Justiça é importante, principalmente, porque apenas 6 pessoas acusadas por crimes cometidos durante a ditadura se tornaram rés em ações penais.
Fonte: Poder360
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Bolsonaro pede a Moraes visita de vice-presidente do PL
-
Justiça Justiça realiza audiência do casal acusado de matar família envenenada em Parnaíba
-
Segurança Pública Prisão preventiva de envolvida com organização criminosa em Parnaíba é mantida pelo TJ-PI
-
Justiça Justiça de jaicós (PI) aceita denúncia e acusado por estupro de vulnerável sentará no banco dos réus
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina