Ex-arcebispo de Teresina morre aos 95 anos por complicações da Covid-19

Dom José Freire Falcão foi internado no dia 17 de setembro, após ter testado positivo para o Covid-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, ele teve uma piora em seu quadro respiratório e renal

O ex-arcebispo de Teresina Dom José Freire Falcão, faleceu na noite de domingo (26) aos 95 ano, vítima de complicações provocadas pelo coronavírus. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Brasília, que publicou uma nota de pesar em que ressalta a trajetória de vida do religioso. 

Foto: Arquidiocese de BrasiliaDom Falcão
Dom José Freire Falcão foi arcebispo de Teresina e de Brasília

“Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. Deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular ”, diz um trecho da nota.

Dom José Freire Falcão foi internado no dia 17 de setembro, após ter testado positivo para o Covid-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, ele teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma intubação respiratória para garantir uma melhor condição.

Além de ex-arcebispo de Teresina, Dom José Freire Falcão também era arcebispo emérito de Brasília. Ele nasceu no dia 23 de outubro de 1925 na cidade de Ereré, Ceará e aos 14 anos entrou no seminário em Fortaleza, e em 1947 foi ordenado padre. Em 1967, Dom Freire Falcão foi ordenado Bispo e se tornou pastor da diocese de Limoeiro do Norte. 

A Arquidiocese de Teresina também lamentou o falecimento de Dom José Freire Falcão

"Na firme esperança da ressurreição expressamos nossa gratidão por todos esses anos de missão em nossa Igreja, tendo como frutos numerosas obras pastorais. Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada a causa do Reino do Céu", disse em nota.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento de Dom José Freire Falcão.

Fonte: JTNEWS

Comentários