EUA acusa China de roubar pesquisas sobre COVID-19 por meio de hackers

Embaixada da China em Washington declarou que a acusação dos EUA "prejudica a cooperação internacional em andamento contra a pandemia"

Autoridades dos Estados Unidos (EUA) afirmaram, nessa quarta-feira (13), que hackers ligados à China estão invadindo organizações norte-americanas que realizam pesquisas sobre a COVID-19, alertando cientistas e autoridades de saúde pública para que fiquem atentos ao roubo cibernético.

Foto: Ueslei Marcelino/ReutersPesquisa Coronavírus Teste

Em comunicado conjunto, o FBI e o Departamento de Segurança Interna afirmaram que estão investigando invasões digitais a organizações do país por cyber atores ligados à China, que haviam monitorado "tentando identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa e dados de saúde pública relacionados a vacinas, tratamentos e testes de redes e pessoal afiliado à pesquisa relacionada com a COVID-19".

A nota não ofereceu mais detalhes sobre a identidade dos alvos ou dos hackers. A Embaixada da China em Washington classificou as acusações como mentirosas.

"O FBI emitiu alerta baseado na presunção de culpa e sem nenhuma evidência", disse a embaixada em comunicado, acrescentando que a acusação dos EUA "prejudica a cooperação internacional em andamento contra a pandemia".

A pesquisa e os dados relacionados ao coronavírus surgiram como a prioridade de inteligência para hackers de todas os tipos, e organizações ocidentais de inteligência têm repetidamente soado o alarme sobre o alvo em organizações de saúde pública e farmacêuticas.

Fonte: Agência Brasil

Comentários