Estrada vicinal que liga Viçosa (CE) à Comunidade Buíra Grande será, finalmente, asfaltada

Conforme a licença ambiental, a estrada tem 10.420 metros de comprimento por 6 metros de largura; a expectativa é que a pavimentação vá até o Canto da Buíra e assim possa atender toda a comunidade

Após anos de promessas políticas, o trecho de estrada vicinal entre Viçosa (CE) e a comunidade de Buíra Grande [integrante do seu município] finalmente receberá a pavimentação asfáltica. Conforme a autorização da licença ambiental, a estrada deve abranger 10.420 metros de comprimento por 6 metros de largura.

Foto: Reprodução/WhatsappObras de pavimentação asfáltica da estrada que liga o município de Viçosa (CE) e a comunidade da Buíra
Obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga a cidade de Viçosa (CE) à comunidade da Buíra em seu município

As obras foram iniciadas no começo de julho e a Administração da Prefeitura programa que a estrada seja finalizada ainda neste mês de agosto.

O município de Viçosa é predominantemente rural, caracterizado pelo plantio de banana, abacate, laranja, jaca, pimenta e outras especiarias, abastecendo até mesmo a Ceasa em Teresina (PI). O município também é conhecido pelos seus pontos turísticos, como o Complexo Turístico da Igrejinha do Céu, Lagoa Pedro II, igrejas com edificações histórias, cachaças artesanais [a exemplo da de Dom Chiquinho], licores, geleias (Casa dos Licores), festivais culturais e muito mais.

No dia 15 de julho passado, o secretário de Infraestrutura do município, Pedro da Silva Brito, e o prefeito de Viçosa (CE), Zé Firmino, fixaram a placa indicativa da autorização do Licenciamento Ambiental, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE).

Maria da Penha Pereira [uma das representantes da comunidade], declarou que a pavimentação da estrada é um sonho esperado há várias dezenas de anos. "São vários benefícios, não dá nem para citar todos. Em primeiro lugar, a construção vai nos ajudar muito porque tem colégio e posto de saúde na beira da estrada, todos pegando poeira. Além disso, vai ajudar na escoação das frutas e verduras produzidas na Buíra", assegura.

Foto: Arquivo Pessoal cedido ao JTNEWSEngenheiro Raimundo Moraes, natural da Buíra
Engenheiro Raimundo Moraes, natural de Buíra (CE), atualmente radicado em São Luiz (MA) alegra-se com a notícia

Para o JTNEWS, o engenheiro Raimundo Moraes, natural da comunidade de Buíra Grande [filho de Antônio Eurica e Lina Cândida], afirmou que as obras abrangem um trecho crítico de ladeira que dificulta o acesso à Buíra, principalmente no período chuvoso. "A pavimentação vai melhorar o transporte escolar, cujos usuários precisam fazer uso diário da estrada e beneficiará diretamente no atendimento aos  doentes quando houver necessidade de deslocamento à zona urbana, além de facilitar o transporte dos alimentos que a Buíra fornece para outros municípios e para o Piauí", finaliza.

Foto: Reprodução/Youtube PMV - CearáDácio de Oliveira, morador da região
Dácio de Oliveira, morador da região que destaca a felicidade dos moradores com a obra já iniciada

Dácio de Oliveira, morador da região, expressou a felicidade dos moradores em receber a pavimentação da estrada. "É um momento muito especial para a comunidade, queremos compartilhar com todos a nossa alegria. Vamos torcer para finalizar essa obra o mais rápido possível, que vai beneficiar muito o nosso município", declarou.

Em entrevista ao JTNEWS, a vereadora Neide Pereira, natural da comunidade da Buíra, afirma que a estrada acabava prejudicando os agricultores, por ser um terreno muito acidentado. Além disso, centenas de pessoas visitam a região mensalmente para peregrinações religiosas e semanalmente para visitar as piscinas naturais. A vereadora afirma que a pavimentação favorecerá o turismo na região.

Foto: Arquivo Pessoal cedido ao JTNEWSVereadora Neide Pereira, de Viçosa (CE)
Vereadora Neide Pereira, de Viçosa (CE) uma das lutadoras pela estrada que ora se torna realidade

"Na qualidade de filha da Buíra, eu me sinto honrada. Foi uma luta de mais de 20 anos, um sonho que finalmente se tornou realidade na gestão do prefeito Zé Firmino", declara Neide.

Fonte: JTNEWS

Comentários