Escritor e romancista piauiense Assis Brasil morre aos 92 anos em Teresina no Piauí

Academia Piauiense de Letras enfatiza a intensa participação literária e na imprensa nacional so escritor e crítico literário

Na noite deste domingo (28/11), aos 92 anos, um dos mais ilustres escritores piauienses, Francisco de Assis Almeida Brasil, conhecido por 'Assis Brasil', que atualmente era ocupante da cadeira nº 36 da Academia Piauiense de Letras.

Foto: Divulgação/NotaTerapiaFrancisco de Assis Almeida Brasil
Francisco de Assis Almeida Brasil, conquistou há anos sua imortalidade, por meio das muitas obras literárias de relevo intelectual

Conforme o presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Zózimo Tavares, Assis Brasil havia feito uma cirurgia na perna na última sexta-feira (26/11) depois de uma queda ocorrida em casa, na quarta-feira (24/11).

Depois da cirurgia o escritor voltou para casa no sábado (27/11), onde estava se recuperando bem, até a noite desse domingo, quando teve dificuldade para respirar. Mesmo com os primeiros socorros, infelizmente ele não resistiu. 

Assis Brasil

Romancista, cronista, crítico literário e jornalista; nascido na cidade de Parnaíba, Estado do Piauí, em 1929. Conforme a Academia Piauiense de Letras, o escritor teve uma intensa participação na imprensa nacional.

Crítico Literário do Jornal do Brasil, 1956-1961; Colunista Literário do Caderno B do Jornal do Brasil 1963-64; Crítico Literário do Diário de Notícias, Rio, 1962- 63; Crítico Literário do Correio da Manhã (Revista Singra e Suplemento Literário), Rio, 1962 e 1972; Crítico Literário de O Globo (Arte e Crítica), 1969-1970; Colunista Literário da Revista O Cruzeiro, Rio, 1965-1976.

Crítico Literário do Jornal de Letras, 1964-1989; artigos e ensaios nos seguintes órgãos culturais: Senhor, Mundo Nuevo, Revista do Livro, Leitura, Enciclopédia Bloch, Usina, suplemento de O Estado de São Paulo, Diário Carioca, Tribuna de Imprensa, Jornal do Comércio, Minas Gerais, Correio do Povo, O Povo.

106 obras publicadas. Romances: Tetralogia Piauiense: Beira Rio, Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão; Ciclo do Terror: Os que Bebem como os Cães e outros. Romances Históricos: Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos e Bandeirantes – os comandos da morte, etc.

Contos: Contos do Cotidiano Triste, História do Rio Encantado e outros. Ensaios: Faulkner e a Técnica do Romance. O Jornal de Letras do Rio de Janeiro, em sua edição de dezembro de 1998, trouxe o romance Beira Rio, Beira Vida, entre os cem melhores do gênero já publicados no país.

Foto: Divulgação/PortalFatoEscritor Assis Brasil
Escritor Assis Brasil

Em 2012, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa", entregue em reconhecimento a pessoas que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

Autoridades lamentam morte do acadêmico

O governador Wellington Dias lamentou na manhã dessa segunda-feira (29/11) a morte do escritor e romancista piauiense Assis Brasil, "Sem dúvidas uma enorme perda para o Piauí e para a literatura brasileira", destacou.

"Lamento profundamente a partida do grande Assis Brasil. Sem dúvidas uma enorme perda para o Piauí e para a literatura brasileira. Com mais de 100 obras escritas e publicadas, seu legado jamais será esquecido. Nesse momento de dor, desejo que as bençãos de Deus cubram seus familiares e amigos".

A OAB Piauí por meio de nota lamentou profundamente o falecimento do escritor piauiense e solidarizou-se com familiares e amigos de Assis Brasil.

"Sua partida representa uma grande perda para a Literatura Brasileira, na qual ele se consagrou com mais de cem obras escritas e publicadas, deixando um grande legado para futuras gerações de escritores e amantes da literatura", diz trecho.

A Prefeitura de Teresina por meio de nota também lamentou o falecimento do escritor piauiense.

"Assis Brasil foi um dos maiores expoentes da literatura no País e ocupava a cadeira de número 36 na Academia Piauiense de Letras. Ele também desempenhou o jornalismo na função de crítico literário em importantes veículos de comunicação brasileiros.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que manifesta condolências a todos".

Em nota a Academia Piauiense de Letras lamentou o falecimento do ilustre autor, e pontuou que "foi uma grande perda para a literatura brasileira".

"O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a Cadeira 36, e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com o seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas e publicadas".

Confira a nota da Academia Piauiense de Letras na íntegra

"A Academia Piauiense de Letras cumpre o dever de comunicar o falecimento do Acadêmico ASSIS BRASIL, ocorrido hoje, em Teresina.

Na sexta-feira passada (26/11), ele foi submetido a uma cirurgia ortopédica (Artoplastia Total Primária do Quadril Cimentada), após sofrer acidente doméstico em casa, com fratura do fêmur.

O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde recebeu toda a assistência necessária.

O escritor recebeu alta hospitalar no sábado, estava bem, em casa, mas na noite deste domingo passou mal, com dificuldade respiratória. O SAMU foi acionado, prestou os primeiros-socorros, porém ele não resistiu, vindo a falecer por volta das 20h. O velório está sendo providenciado para a Pax União.

O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a Cadeira 36, e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com o seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas e publicadas".

OAB-PI emite Nota de pesar pela morte de Assis Brasil

Fonte: JTNEWS

Comentários