Erivan Lopes assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Entre os principais desafios da gestão em ano eleitoral, o desembargador citou fiscalização da propaganda antecipada e combate à disseminação de fake news

Na manhã desta sexta-feira (08/04), o desembargador Erivan Lopes assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), em solenidade realizada na nova sede do Tribunal de Justiça (TJ-PI) e contou com a presença de autoridades, como ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça), além da governadora Regina Sousa (PT). 

Foto: Reprodução/Thiago AmaralO ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Erivan Lopes, quem iniciou a construção do Tribunal
Desembargador Erivan Lopes

Em coletiva concedida momentos antes da cerimônia de posse, Erivan Lopes elegeu o combate à disseminação de fake news [notícias falsas] como prioridade da nova gestão. O desembargador, por outro lado, garantiu que a Justiça Eleitoral está preparada para combater a atuação de milícias digitais que são responsáveis pela disseminação deste tipo de conteúd

“A Justiça Eleitoral do Brasil, do ponto de vista tecnológico, é a mais aparelhada do mundo para o enfrentamento destas questões. Estamos com estrutura de pessoal, de equipamentos para fazer o enfrentamento a corpo e à hora”, complementou. 

Erivan Lopes também  demonstrou uma preocupação para que haja uma resposta rápida para essas denúncias, uma vez que a disseminação de notícias falsas nas redes sociais ocorre de maneira rápida, atingindo também uma grande quantidade de usuários. Para o novo presidente do TRE-PI, a magistratura Eleitoral já demonstrou ser capaz de superar desafios tais como esse.

Erivan Lopes e José James tiveram seus nomes indicados para compor o pleno do TRE/PI pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Estado no final de 2019. Em 6 de fevereiro de 2020, em sessão plenária e por voto aberto, a corte eleitoral definiu os ocupantes dos cargos de presidente e vice, para o biênio 2020/2022.

Naquela ocasião, definiu-se o nome do Desembargador José James para o exercício da Presidência e do Desembargador Erivan Lopes para a Vice-Presidência e Corregedoria, durante o período de abril de 2020 até abril de 2022.

Agora, em sessão plenária realizada em 2 de fevereiro de 2022, o TRE-PI elegeu o Desembargador Erivan Lopes para o cargo de Presidente e o Desembargador José James para a Vice-Presidência e Corregedoria do referido tribunal, para um mandato de abril de 2022 a abril de 2024, a partir da indicação de seus nomes ao TRE-PI pelo plenário do TJPI, em votação realizada por aquela Corte Estadual de Justiça em 22 de novembro de 2021.

Fonte: JTNEWS com informações do TRE-PI

Comentários