Equatorial Piauí poderá ser multada por apagão em Teresina

A empresa poderá ser multada em razão da falta de energia na Capital, e ressaltou que se confirmada as irregularidades, a agência pode aplicar um auto de infração

Nessa terça-feira (05/01), o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, durante entrevista ao Bom Dia Piauí, da TV Clube, explicou que a agência está investigando irregularidades na prestação de serviços da Equatorial Piauí durante o apagão registrado na última semana em Teresina.

Foto: Kayo Coutinho/JTNewsEquatorial
Equatorial

O diretor informou que a empresa poderá ser multada em razão da falta de energia na Capital, e ressaltou que se confirmada as irregularidades, a agência pode aplicar um auto de infração, que pode proporcionar multa de até 2% da receita operacional da empresa no ano para cada irregularidade constatada na prestação dos serviços.

Foi dado até o dia 11 de Janeiro para que a Equatorial apresente as devidas informações, para então permitir aferir se estão sendo cumpridos os protocolos para melhor atender o consumidor.

A Aneel divulgou uma nota informando que cobrou da Equatorial Piauí explicações sobre o apagão que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Confira a nota na íntegra

A ANEEL cobrou da Equatorial Energia Piauí explicações sobre o blecaute que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região na virada do ano entre os dias 31/12/2020 e 3/1/2021. A Agência deu prazo até 11/1 para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.

A ANEEL utilizará tais informações em processo de fiscalização específico para a apurar a conduta da Equatorial na ocorrência. Com a fiscalização, a Agência busca verificar: as principais causas das interrupções; a eficiência na alocação de equipes e materiais pela Distribuidora; a efetividade das ações para restabelecimento do sistema e a prestação de informação aos consumidores. Segundo informações disponibilizadas até o momento pela Concessionária, o restabelecimento completo dos bairros atingidos ocorreu no dia 3, último domingo.

Desde o início da ocorrência, a ANEEL acompanha as ações realizadas pela Equatorial Energia Piauí para o restabelecimento do sistema.

Fonte: JTNEWS

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