Comandante Geral da PM/PI defende concurso público e fala sobre ações de policiamento ostensivo

Cel. Lindomar Castilho falou ao JTNews que tem cerca de mil policiais em desvio de função, em órgãos públicos como TJ-PI, ALEPI, Sistema Prisional e outros, poderiam estar no combate à violência

O JTNews recebeu em sua Redação, no ultimo dia (25), o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí [Cel. PM/PI], Lindomar Castilho. O coronel Lindomar, é bacharel em Direito, advogado [no momento exerce cargo policial que o torna incompatível com o exercício da advocacia], iniciou sua carreira na Polícia Militar em 1987 e passou por diversos postos de Comando no interior do Piauí, na região do semiárido, como Picos, Paulistana, Oeiras, dentre outros.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCel. Lindomar Castilho - comandante geral da PM/PI
Cel. Lindomar Castilho - comandante geral da PM/PI

Em abril do ano de 2018, Lindomar  Castilho, atendendo convite do governador do Piauí, Wellington Dias, assumiu o mais alto possto da hierarquia militar estadual, qual seja, comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.

Ontem (25), ele [Coronel Lindomar] concedeu importante entrevista na Redação do JTNews, por meio de  Adriana Marques, acerca da atuação da Polícia Militar do Estado. Falou sobre o efetivo de policiais que fazem o policiamento ostensivo e preventivo no Estado, ressaltou a importância da abertura de concurso público para que se chegue a um quadro funcional próximo ao ideal, para a demanda dos serviços do Estado e que é previsto em lei.

O comandante da PM/PI, falou também sobre o aplicativo 'mobile', uma ação inovadora que foi implementada pela Polícia Ostensiva do Estado em pro da sociedade.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCoronel Lindomar Castilho4
Coronel Lindomar Castilho fala ao JTNews sobre ações de segurança pública ostensiva

JT News: Qual o número de efetivo que a PMPI possui atualmente? 

Lindomar Castilho (L. C): Hoje, a Polícia Militar do Piauí tem efetivo na ativa, algo em torno de 5.700 policiais militares espalhados em 25 batalhões, capital e interior, mas, muitos estão em desvio de função, em atividades diversas das finalidades da PM. Na Reserva temos 4000 mil e o previsto em lei é um total de 11.600 policiais.

JT News: Essa quantidade na ativa é suficiente para as ações da PM no Piauí? 

L. C.: Nosso grande desafio hoje é, na verdade, otimizar o efetivo porque essa conta do déficit só cresce. A demanda da população por serviços públicos aumenta a cada dia. Por isso imaginamos que nós temos como desafio principal a otimização do que temos em recursos humanos. 

Exemplo concreto é que nós temos muitos policiais afastados da atividade policial fim, por estarem servindo em outros órgãos públicos. Recentemente foi feito um convênio com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins. O Tribunal de Justiça recebeu 130 policiais militares cuidando da segurança patrimonial. Assim como o exemplo do Tribunal, nós temos ainda vários outros.   

Nós estamos buscando na realidade, com essa parceria com o presidente do TJ-PI, é trazer de volta esses policiais para os quartéis e empregar naquilo que interessa à sociedade, que é o patrulhamento e policiamento, mostrando assim a visibilidade e serviço em prol da segurança pública, e cumprindo a missão constitucional do trabalho policial ostensivo.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCoronel Lindomar Castilho3
Coronel Lindomar fala da necessidade de trazer de volta dos órgãos públicos militares para o trabalho ostensivo

Quantos policiais temos nas unidades prisionais do Estado do Piauí? Hoje esse papel vem sendo assumido paulatinamente pelo agente penitenciário. Com o tempo nós vamos conseguir, com certeza, fazer essa substituição que é importante para todos. 

Desses homens [5.700 policiais militares ], são quase mil policiais que estão diretamente fazendo a segurança de órgãos do Estado. Então nós como gestores, eu e os outros comandantes, temos buscado incrementar ações políticas e condições para que o pessoal retorne. 

Não é apenas abrir mais vagas, porque se nós não fecharmos esses canais, o pessoal acaba de alguma forma não indo para atividade fim, o que é prejudicial. 

Você imagina fazer um concurso público e de repente esse policial que passa quase um ano em um curso muito puxado, muito cobrado, muito exigido. Aprendendo várias técnicas policiais, de patrulhamento, de inteligência para aplicação do policiamento e quando está formado vai para um outro setor que não é de fato a área?

Nesse sentido, além de trabalhar com o efetivo de fato, é preciso trazer de volta esses policiais que estão à disposição dos poderes, dos órgãos, para os quartéis e paralelamente incrementar o policiamento nas ruas da capital e interior. 

JT News: Em relação a concurso público, como anda a previsão para abertura de novos concursos para PMPI? 

L.C.: Concurso sempre é uma necessidade. O policial quando presta o concurso se propõe a servir por um tempo. No caso da PM são 30 anos (o tempo de atividade que garante a aposentadoria especial). Então, ano a ano, boa parte do efetivo completa esse tempo e tem que se aposentar. Depois precisamos repor esse quadro e pensando nisso, nós apresentamos ao governador Wellington Dias, uma proposta de repor o efetivo que está saindo [porque é um direito do policial], através da abertura de novo concurso público para este ano, e não sendo possível para este ano, por questões econômicas do Estado, que seja realizado em 2020. 

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCoronel Lindomar Castilho2
Comandante Geral defende novo concurso para a PM no máximo até 2020

JT News: Coronel, quais as ações de destaques da Polícia Militar do Piauí atualmente? 

L. M.: Destaque hoje na PMPI é um sistema tecnológico que nós estamos colocando em prática no Piauí, um sistema mobile. Nós o trouxemos de Santa Catarina. O sistema permite que o policial, do seu patrulhamento embarcado na viatura, possa fazer o atendimento ao cidadão e dar todo o encaminhamento necessário. 

No caso de um crime de menor potencial ofensivo, por exemplo: ameaça, uma perturbação pública [que é muito comum no fim de semana], então na viatura policial, o sistema funciona em um tablet, e o operador (policial) vai poder fazer todo esse encaminhamento da ocorrência por ele, e depois a pessoa já sai como se fosse intimada, acompanhado pelo Juizado Criminal para resolver aquela demanda.  O JT News informa que existe uma discussão constitucional por meio da ADI Nº 6201 no STF acerca da constitucionalidade ou não da PM fazer o TCO.

Em Teresina já está quase que, totalmente  implementado essa nova tecnologia e já estamos levando para o interior do Estado. Isso é o que há de mais novo na política de segurança do Estado do Piauí. É algo que nos deixa muito confiante porque isso vai ser um diferencial nos nossos serviços, ganharemos mais agilidade no atendimento à demanda da população.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCoronel Lindomar Castilho
Coronel Lindomar anuncia atendimento tecnológico moderno à população por meio do 'mobile'

Como um exemplo concreto, ilustramos: você imagina que possa ocorrer uma demanda na região da Grande Teresina, e uma patrulha precise se deslocar do município de Miguel Alves até Teresina por uma coisa pequena [...] Então é nesse sentido que nós estamos otimizando a presença do policial. Além de ser evitado um deslocamento desnecessário, em tese, o PM permanece em seu município fazendo patrulhamento. Então aquela comunidade não fica desguarnecida. 

Em Teresina ele já funciona [sistema mobile] a pleno vapor e, só está sendo possível porque temos uma comunhão de forças colaborando para que isso aconteça. O Ministério Público fez uma recomendação, o governador [Wellington Dias] editou um decreto determinando a feitura dos procedimentos, o TJ com o provimento da Corregedoria que autorizou, tudo isso tem permitido que nós pudéssemos buscar essa tecnologia fora. 

Acredito que o JTNews vai poder noticiar muita coisa boa quando o sistema estiver funcionando em sua totalidade pelo Piauí. Isso de fato vai trazer novidades concretas para segurança do Estado. 

Em 2019, a Polícia Militar do Piauí completa 184 anos, desse modo, em comemoração, foi desenvolvido e implementado o 'sistema PMPI mobile', que traz mudanças significativas no modo de se fazer segurança pública no Estado.

Com esse sistema, qualquer pessoa tem a possibilidade de acionar guarnições da Polícia Militar, para solicitar a confecção de boletins de ocorrência (BOs). Além disso, em caso de atendimentos relacionados a crimes de menor potencial ofensivo - àqueles cuja pena máxima, em abstrato, não ultrapasse dois anos, o termo circunstanciado de ocorrência (TCO) poderá ser lavrado no local pelos policiais militares, sem a necessidade de deslocamento até um distrito policial, que, em alguns casos, pode estar localizado em outro município há quilômetros de distância.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o que aponta o Atlas Brasileiro da Violência 2019, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas (Ipea), o Piauí apresenta a menor taxa estimada de homicídios da região, tendo somado uma média de 20,9 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são referentes ao ano de 2017. No tocante aos crimes violentos contra a vida, como os homicídios, em 2019, o Piauí já conseguiu reduzir em 10% os registros, sobretudo em Teresina.

Fonte: JTNews

Comentários