Em resposta às solicitações da OAB-PI, Poder Judiciário anuncia retorno 100% presencial

O presidente da Seccional, Celso Barros, destaca que essa é mais uma conquista coletiva, resultado do trabalho em conjunto de representantes da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) através da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, realizou diversas reuniões e protocolou pedidos para que as atividades no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí acontecesse da forma mais célere possível durante os últimos dois anos.

Foto: Divulgação/OAB-PIOAB-PI
OAB-PI

Após 35 solicitações enviadas às instituições nesse período, as atividades no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí irão retornar de forma 100% presencial no dia 02 de maio de 2022, conforme Portaria Nº 1280/2022.

O presidente da Seccional, Celso Barros, destaca que essa é mais uma conquista coletiva, resultado do trabalho em conjunto de representantes da OAB. “Estamos diante de uma ação do Poder Judiciário que representa uma melhoria efetiva para o atendimento ao advogado e ao jurisdicionado. Estamos lutando por esse retorno há bastante tempo e agora, graças ao esforço da Comissão e de todos os envolvidos, conseguimos”, ressaltou.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCelso Neto, presidente da OAB-PI, coordena pauta em defesa de uma Justiça eficiente
Presidente da OAB-PI, Celso Barros

O presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, relembrou as tratativas articuladas junto ao Poder Judiciário nos últimos meses. “Com o trabalho efetivo da Comissão conseguimos recentemente o retorno de 75% dos atendimentos presenciais da Justiça Federal e agora temos mais uma solicitação atendida pelo Judiciário Estadual. Acreditamos que com o retorno 100% presencial dos atendimentos, a prestação jurisdicional melhorará sobremaneira. No entanto, seguiremos com o propósito de contribuir no melhoramento do Judiciário”, pontou o advogado.

Dois anos de luta

Diante da pandemia da Covid-19 que assolava todo o planeta, em março de 2020 as cortes federais e estaduais, assim como os órgãos que prestam função jurisdicional do Estado, adotaram algumas medidas como forma de prevenção à doença. Com isso, as atividades presenciais foram suspensas.

Os prazos dessas suspensões perduraram por quase dois anos. Nesse meio tempo, a OAB Piauí esteve em uma luta constante em defesa ao retorno de pelo menos alguns setores na função presencial.

Foram dezenas de encontros e reuniões junto ao Poder Judiciário. Visitas que sempre resultavam em esperança para classe. O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) foram alguns dos órgãos que a Comissão encaminhou as demandas.

O então presidente da Comissão do triênio 2018/2021, advogado Einstein Sepúlveda, lembra que essa luta sempre foi uma  prioridade. “A Comissão atuou junto em cada um dos órgãos, pois entendemos que mesmo diante de um período difícil como o que vivemos, a sociedade e a advocacia precisava continuar sendo amparada por esses serviços. Muitos estiveram do nosso lado, e seguimos em frente defendendo essa causa. É uma enorme satisfação ter, enfim esse retorno 100% presencial”, destacou o agora conselheiro federal.

Fonte: JTNEWS com informações da OAB-PI

Comentários