Em relatório ao TSE, OAB conclui que não houve suspeita de irregularidades na votação
Ao longo do processo eleitoral, a OAB participou ativamente de diversas iniciativas para o aprimoramento do sistema eleitoral brasileiroNa noite dessa terça-feira (08/11), o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, entregou um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em que faz um balanço da participação da Ordem no processo eleitoral. O documento enumera ações da OAB ao longo das eleições gerais e conclui que não encontrou indício algum de irregularidades na votação.
As ações da OAB envolveram comissões e um trabalho capilarizado por todo o território nacional. “Essas ações coordenadas estenderam-se às seccionais e aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais. Assim, após o levantamento e a análise de todos os relatórios elaborados pelas Comissões de Direito Eleitoral dos Conselhos Seccionais da OAB em todo o país, concluímos que não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação. Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo”, diz o parecer da OAB entregue ao presidente do TSE.
O ofício explica que, enquanto entidade fiscalizadora, a OAB Nacional, no primeiro e no segundo turno das eleições, acompanhou a totalização dos votos presencialmente no Centro de Divulgação das Eleições do TSE. “Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, acrescenta a Ordem em seu relatório.
Ações da OAB
Ao longo do processo eleitoral, a OAB participou ativamente de diversas iniciativas para o aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro. Ações como o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação; a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e Observatório de Transparência das Eleições (OTE).
Além do Ciclo de Transparência Democrática - Eleições Gerais 2022, com a abertura antecipada dos códigos-fonte do software da urna; Testes Públicos de Segurança (TPS) e Teste de Confirmação do TPS, direcionados à verificação e à correção de vulnerabilidades no sistema de votação; e a formação do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política de Gênero do Ministério Público Eleitoral, voltado à efetiva inclusão das mulheres em cargos políticos.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Influenciador alvo de operação em Água Branca fez rifa de R$ 0,09 para sortear moto de luxo
-
Geral
Acidente entre caminhões e um carro deixa mulher ferida na Ponte do Tancredo Neves
-
Geral
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR 407 em Picos
-
Geral
Saiba como atuavam estrangeiros presos por esquema de agiotagem em Teresina
-
Segurança Pública
Jovem é apreendido por tentar estuprar prima em Água Branca
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Segurança Pública
Operação Carbono Oculto 86: empresário Danillo Coelho é interrogado na sede do DRACO
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Bandido morre em confronto com policiais do BEPI e DRACO na zona rural de Teresina