Em podcast, advogado cita que "O piauiense ainda não reconhece a dívida que tem com os sulistas"

O advogado Germano Coelho, especialista em direito do agronegócio, ainda se referiu a fazendeiros sulistas como desbravadores no Estado.

No último domingo (17), o advogado Germano Coelho causou polêmica nas redes sociais após uma declaração feita durante o podcast IelCast. 

Especialista em direito do agronegócio, o advogado afirmou que “O piauiense não reconhece ainda, a dívida que tem com os sulistas que vieram desbravar o nosso estado”.

Foto: Reprodução | YoutubeAdvogado Germano Coelho.
Advogado Germano Coelho.

Ainda no podcast, Germano comentou que “o Piauí era muito barato, em 98,95… foi a época que eles começaram a vir [...] eu já ouvi histórias que um hectare custava R$3, hoje deve custar R$80 mil”, disse. 

A vinda de sulistas ao Sul do Piauí, no final da década de 1990 traz a tona alguns questionamentos sobre os impactos sociais e econômicos, principalmente no que impulsionou a chegada desses “desbravadores”: o valor extremamente desvalorizado do hectare na região.

Por um lado, houve a criação de empregos e o estímulo ao comércio local, impulsionando a economia regional.

Entretanto, é inegável que a concentração de terras nas mãos dos sulistas resultou em disparidades e impactos negativos que persistem até os dias atuais sobre os pequenos agricultores e as comunidades tradicionais, estas, que provavelmente, não possuem motivos para serem gratas aos “desbravadores”. 

Fonte: JTNEWS com informações do IelCast

Comentários

Morar bem Piauí