Em Picos, população quebra cadeados para usar quadras de esporte durante isolamento social

A secretaria tentou ainda retirar as traves e desligar a iluminação, mas não conseguiu desestimular por completo o uso desses espaços

A secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Picos, a 266 km de Teresina, tem enfrentado dificuldades para conseguir proibir o uso das quadras de esporte da cidade.

Foto: SemelCadeados de quadras de esporte em Picos, no Piauí, foram substituídos após serem arrombados durante a pandemia
Cadeados de quadras de esporte em Picos, no Piauí, foram substituídos após serem arrombados durante a pandemia

Segundo o secretário Juraci da Paz, os cadeados que fechavam os portões das quadras foram arrombados pela população, que insiste em se aglomerar nesses espaços apesar do risco de contaminação pelo Coronavírus.

De acordo com o secretário, os cadeados foram substituídos, mas os jovens pulam as grades que cercam as quadras. A secretaria tentou ainda retirar as traves e desligar a iluminação das quadras, mas não conseguiu impedir por completo o uso desses espaços.

“A gente está vivendo um período de transmissão de vírus, ainda não controlado. E os mais jovens, infelizmente, não estão levando a sério. Em alguns casos a gente está colocando servidores do município para orientar, tentar dialogar com eles, mas também não adianta. E não podemos usar a força policial para isso”, disse o secretário.

Segundo Maria Santana, diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas (Ciem), órgão de Picos que centraliza as ações de combate à COVID-19, algumas pessoas que tiveram teste positivo para Coronavírus nos últimos dias relataram que participaram de jogos nesses espaços públicos.

“Elas vieram nos procurar preocupadas dizendo que nos dias anteriores tinham participado de eventos esportivos, como jogos de futebol. Inclusive, alguns deles são do bairro Paraibinha, onde estamos fazendo monitoramento por que surgiram novos casos. Lá, eles estavam jogando num campo de areia”, comentou Maria Santana.

Em Picos, são mais de 400 casos de coronavírus confirmados e sete mortos por causa da COVID-19. A cidade está em processo de flexibilização, com atividades econômicas em retomada.

Fonte: RiachãoNet

Comentários