Edital do concurso PM (PI) será lançado até março; O Certame deverá ofertar cerca 1.040 vagas.

Novo edital do concurso da Polícia Militar do Piauí deverá ser lançado até março deste ano; o concurso será muito bem vindo, haja vista que o Piauí necessita de mais policiais

A Secretaria de Segurança Pública do estado do Piauí confirmou que o novo edital de concurso da Polícia Militar do Piauí deve ser lançado até março deste ano (concurso PM PI). Ainda de acordo com informações da pasta, o Secretário Fábio Abreu solicitou mil vagas para soldados da PM e 40 para Oficiais.

A importância deste certame é imensa, o deficit de soldados na PMPI é grande, e cada vez mais policiais se aposentam no nosso Estado. O concurso além de dar oportunidade para estudantes ingressarem no serviço público, também vem para melhorar a segurança pública. Quanto mais policiais nas ruas, melhor para a população piauiense.

Foto: Policia Militar do Piauí250 policiais militares irão reforçar o policiamento durante esse período natalino
250 policiais militares irão reforçar o policiamento durante esse período natalino

Nessa última segunda-feira, (20) , o governador do estado do Piauí Wellignton Dias assinou o decreto de criação do 21º Batalhão de Polícia no município de Altos. Na ocasião, foi divulgado que, para a inclusão de efetivos neste e em outros batalhões da Polícia Militar do Piauí, um novo concurso PM PI será anunciado até maio.

De acordo com o governo, a criação do novo batalhão irá beneficiar o município de Altos e também as cidades do entorno, como: Pau D’Arco, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, Santo Antônio e São João da Serra.

A princípio, serão colocados mais dez policiais militares a disposição do Batalhão, estes militares se juntarão aos 24 que já atuam no município de Altos.

O governador do estado do Piauí Wellington Dias assinou na última segunda-feira, 20 de janeiro, o decreto de criação do 21º Batalhão de Polícia no município de Altos. Na ocasião, também foi divulgado que um novo concurso PM PI será anunciado até maio para a inclusão de efetivos neste e em outros batalhões.

Segundo o governo, o novo batalhão beneficiará o município de Altos e também as cidades do entorno, como: Pau D’Arco, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, Santo Antônio e São João da Serra. O concurso da PM PI é aguardado desde dezembro de 2018, quando o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, anunciou no quadro Jogo do Poder, do programa Agora, da Rede Meio Norte, a realização do certame.

Concurso PM PI: remuneração e benefícios

De acordo com a Lei 6.173, de 02 de fevereiro, que institui o regime de subsídio para os militares do estado do Piauí, o subsídio ofertado para o cargo de soldado é de R$ 3.100,00.

Foto: Gran cursos onlineTabela de Remuneração
Tabela de Remuneração

O último concurso PM PI foi realizado em 2017, organizado pelo NUCEPE. E, ao todo, ofertou 400 vagas para o cargo de Praça da Polícia Militar do Piauí.

Etapas

O concurso foi composto de 5 etapas, sendo elas:

primeira etapa: prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

segunda etapa: exame de saúde, de caráter eliminatório e classificatório.

terceira etapa: teste de aptidão física, de caráter eliminatório.

quarta etapa: exame psicológico, de caráter eliminatório.

quinta etapa: investigação social, de caráter eliminatório.

Prova objetiva

A prova objetiva teve duração de 4 horas e constou de 60 questões de múltipla escolha, contendo 5 alternativas, e uma única resposta correta.

Disciplinas

Língua Portuguesa – 14 questões;
Matemática – 7 questões
Conhecimentos Gerais – 12 questões
Noções de Informática – 7 questões
Legislação da PM PI – 7 questões
Noções de Direito – 13 questões

Exames de Saúde

O Exame de Saúde Médico foi realizado por Comissão designada pelo NUCEPE/UESPI, composta por profissionais com habilitação em Medicina e Odontologia que avaliou as condições para ingresso na PM PI, por meio de exame clínico geral e exames laboratoriais.

Teste de Aptidão Física

Na etapa de Teste de Aptidão Física os candidatos foram submetidos aos testes de:

flexão e extensão na barra fixa – para candidatos do sexo masculino;

flexão e extensão dos cotovelos (braços) com apoio de frente sobre o solo – para candidatos do sexo feminino;

teste abdominal – para candidatos de ambos os sexos;

teste de corrida – para candidatos de ambos os sexos; e

aferição da estatura mínima.

Exame Psicológico

Esta etapa constou de aplicação coletiva dos testes de personalidade, de inteligência e de habilidade específicas e tem como objetivo avaliar o perfil profissiográfico do candidato, verificando suas competências comportamentais para o desempenho do cargo de Soldado.

Investigação Social

A etapa de investigação social  foi composta de uma pesquisa, visando averiguar as condições ético-morais para o ingresso na Corporação. Esta etapa ainda consiste na apuração e na comprovação da ausência de antecedentes criminais.

Curso de Formação

Para a investidura no cargo de Praça da Polícia Militar do Piauí, na graduação inicial de Soldado PM PI, o Curso de Formação é um requisito.

Resumo do concurso PM PI

Um novo concurso será promovido pela Polícia Militar do Piauí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, o edital de concurso PM PI deve ser publicado até março. A pasta ainda informou que o Secretário Fábio Abreu solicitou mil vagas para soldados e 40 para oficiais.

O governador do estado do Piauí Wellington Dias assinou na última segunda-feira, 20 de janeiro, o decreto de criação do 21º Batalhão de Polícia no município de Altos. Na ocasião, também foi divulgado que um novo concurso PM PI será anunciado até maio para a inclusão de efetivos neste e em outros batalhões.

Soldado
Vagas: 1.000

Oficiais
Vagas: 40

O último concurso PM PI foi realizado em 2017, organizado pelo NUCEPE. E, ao todo, ofertou 400 vagas para o cargo de Praça da Polícia Militar do Piauí.

Resumo do concurso PM PI

Banca organizadora    a definir

Cargos                        Soldado e Oficiais

Escolaridade               Nível médio e superior

Carreiras                     Policiais

Lotação                       Piauí

Número de vagas       1.040 vagas

Remuneração             R$ 3.100,00 (conforme o último edital)

Situação                      confirmado

Link do último edital     clique aqui para fazer o download

Fonte: JTNews com informações de Gran cursos online

Comentários