Dr. Pessoa tomou posse hoje (1º/1) como prefeito de Teresina, cujo maior compromisso é 'cuidar das pessoas'

A posse do prefeito, vice e vereadores ocorreu por meio virtual em razão da pandemia da COVID-19, que, lamentavelmente ainda impõe medo à população, pois a vacinação no Brasil, sequer começou

A Câmara Muncipal de Teresina, capital do Estado do Piauí, empossou hoje (1/1/21) às 8:00 horas José Pessoa Leal - MDB [popularmente conhecido como Dr. Pessoa] e Robert Rios Magalhães - PSB, ambos eleitos no pleito de 2020 para os cargos de prefeito e vice, respectivamente.

Foto: Instagram/Dr. PessoaDr. Pessoa no momento em que assina o Termo de Posse
Dr. Pessoa no momento em que assina o Termo de Posse para governar Teresina de 2021-2024

A solenidade de posse, tanto dos principais gestrores do Município [prefeito e vice] como dos seus 29 vereadores para a 19ª Legislatura, aconteceu virtualmente e foi presidida pelo vereador Deolindo Moura (PT) na condição de presidente em exercício da Câmara de Vereadores, pois o presidente do Poder Legislativo Municipal, Jeová Barbosa de Carvalho Alencar está internado em hospital da capital piauiense após ser reinfectado pela COVID-19 nesse final de ano de 2020.

Foto: Instagram Dr. PessoaDra. Pessoa e Robert Rios
Dr. Pessoa e Robert Rios demonstram união em prol de uma destão para 'as pessoas'

Além do vice-prefeito Robert Rios [que também assumiu como secretário de Finanças do Município] Dr. Pessoa se fez acompanhar dos auxiliares Lucas Pereira (Comunicação), Adolfo Nunes (Governo), do Pessoinha (Juventude), do ex-ministro João Henrique Sousa (Planejamento), da Primeira Dama Conceição Pessoa, dentre outros membros da equipe e da família.

Os desafios do novo prefeito de administrar para 'as pessoas', sobretudo as mais vulneráveis

Dr. Pessoa tem demonstrado, não somente no decorrer da campanha eleitoral, mas durante sua trajetória de vida política, sua sensibilidade com os mais humildes; seu compromisso com os menos favorecidos tem sido destacado mais enfaticamente nessa campanha para a Prefeitura de Teresina,  talvez possa ser atribuída tal circunstância à sua fé de que realmente tinha chegado o momento de seu triunfo em administrar a capital do Piauí, pois sofreu na pele, portanto conhece muito bem essa realidade, justamente quando acompanhou de perto o sofrimento da família, levada à sobreviver mais por determinação e vontade dos seus genitores do que por condições do poder público em garantir com as obrigações mínimas necessárias para ter acesso a ações básicas, inclusive de saúde.

Esse perfil, inegavelmente contribuirá para que o novo gestor possa buscar incessantemente as condiçoes de socorrer as PESSOAS que de suas ações políticas dependem.

Foto: Prof. Paulo Henrique para o jtnewsDr. pessoas, durante a campanha encontra-se com pessoas simples que lutam por moradia em Teresina
Dr. pessoas, durante a campanha do 1º Turno encontra-se com pessoas simples que lutam por moradia em Teresina. Neste evento específico foi organizado na zona leste com diversos segmentos ligados às bases do PDT

Os desafios como ele próprio é sabedor, bem como sua equipe, são grandes, mas,  evidentemente não são impossíveis de serem enfrentados e principalmente realizados quando se tem vontade e disposição de resolvê-los. 

Para um cidadão ou cidadã de Teresina que tenha um conhecimento médio acerca da situação econômica e social da cidade, se lhe for feito um questionamento sobre quais as principais necessidades das PESSOAS de Teresina, mesmo que tenha dificuldade de enumerá-las integralmente, com absoluta certeza, não vai ser difícil enumerar as principais delas.

Foto: Dr. Pessoa/InstagramDr. Pessoa logo após a posse
Dr. Pessoa posa para foto familiar logo após a posse na chefia do Executivo Municipal

E nessas principais, estão indiscutivelmente mencionadas, aquelas relacionadas com o atendimento à saúde [para as pessoas de baixa ou nenhuma renda], ao transporte público coletivo, à moradia popular e suas condições de urbaização, cuja demanda por moradia popular e serviços públicos tem superado os investimentos priorizados nesse setor que registra bastante exclusão social, o que tem levado ainda à ocupação de terras públicas não raras vezes desordenadamente.

Foto: Dr. Pessoa/InstagramDr. Pessoa emociona-se ao tomar posse no cargo de Prefeito de Teresina
Dr. Pessoa (MDB) ao tomar posse no cargo de Prefeito de Teresina, emociona-se ao lembrar de seus entes queridos como sua mãe Maria Raimunda Leal

Além  da segurança pública municipal, entenda-se como sendo integrante desta, o combate à violência na esfera de programas municipais, inclusive por meio de ações da Guarda Civil Municipal, que pode se dar através de convênios com a União e o Estado, sabendo que nessa área tem um precedente, há a necessidade de que se cuide urgentemente das PESSOAS que constituem a própria instituição de segurança municipal, pois os guardas civis municipais da capital piauiense estão submetidos à mais avassaladora e ineficaz polítca de pessoal do Brasil. Como cuidar das pessoas se as pessoas dessa instituição não são tratadas com dignidade e respeito?

Enfim, essa é apenas uma minúscula amostra que o JTNEWS lembra que o novo alcaide, Dr. Pessoa, enfrentará na sua primeira e histórica administração de Teresina, que de forma triunfal derrota o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que tem como principal expoente no Piauí, o ex-prefeito Firmino Filho, o qual controlou a administração municipal teresidense por mais de três décadas.

Fonte: JTNEWS

Comentários