Dr. Pessoa inaugura a nova Casa da Cultura de Teresina

A nova sede da Casa da Cultura está localizada na rua Elizeu Martins

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou na manhã desta terça-feira (17), a nova Casa da Cultura de Teresina, espaço que abriga parte do acervo histórico da capital piauiense. A solenidade, que fez parte da programação que comemora os 169 anos do município, também marcou a criação de um novo espaço cultural, gerando novas possibilidades para os amantes da cultura. A nova sede da Casa da Cultura está localizada na rua Elizeu Martins, esquina com 7 de setembro, número 1426, Centro, em frente à praça João Luís Ferreira.

Foto: Rômulo Piauilino/SemcomInauguração da Casa da Cultura
Inauguração da Casa da Cultura

O projeto Casa da Cultura foi criado em 1994 com o intuito de manter intacta a memória da cidade, o mesmo dispõe de um museu que contém um vasto acervo museológico, se tornando um grande atrativo para turistas, estudantes e os próprios teresinenses que buscam conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

O prefeito Dr. Pessoa falou da importância de se valorizar a cultura local e que não medirá esforços para dar o apoio necessário ao setor.

Foto: Rômulo Piauilino/SemcomInauguração da Casa da Cultura
Inauguração da Casa da Cultura

“Inauguramos hoje um novo espaço cultural no município de Teresina, é a primeira de muitas que pretendemos construir nessa nova gestão”, confirma Dr. Pessoa, enfatizando ainda que os bairros de Teresina também serão atendidos com as ações públicas na área da cultura.

O que será feito da Casa do Barão

A Casa do Barão, situada na Praça Saraiva, por muito tempo abrigou a Casa da Cultura e há anos passa por problemas estruturais, que inclusive colocava em risco o rico acervo que tinha no local.

Apesar de ser um prédio particular, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) já está em conversa com a Arquidiocese de Teresina, proprietária do imóvel, para que o espaço seja reformado e passe novamente a abrigar projetos culturais.

Segundo Scheyvan Lima, a gestão municipal tem por obrigação zelar pelo patrimônio histórico da capital, por isso foi tomada a decisão da mudança de endereço da Casa da Cultura para que, a exemplo de outras cidades, o acervo contido no espaço não ficasse em risco. Ele lembra que outros espaços pelo país afora já perderam seus acervos por conta de problemas estruturais.

“Já iniciamos um diálogo saudável com proprietários da Casa do Barão para que o prédio possa passar por uma ampla reforma sem perdas para o poder público, uma vez que se trata de um bem particular. Já considero isso um avanço, uma vez que essa reforma já deveria ter sido feita há anos, por isso e por entender que essa edificação também faz parte da história de Teresina é que vamos manter os esforços para que a cultura continue sendo abrigada no espaço”, conclui Scheyvan Lima.

Fonte: JTNEWS

Comentários