Distrito Federal libera estabelecimentos da exigência de aferição de temperatura

A autorização vale para estabelecimentos comerciais, templos religiosos, eventos de competição esportiva, cívicos, corporativos e gastronômicos, shows, feiras e exposições culturais

A partir desta segunda-feira (08/11) a aferição de temperatura está dispensada para frequentadores de diversos estabelecimentos no Distrito Federal.

De acordo com decreto local, que flexibiliza as regras de contenção da transmissão da Covid-19, pessoas com temperatura corporal acima dos 37,8ºC poderão circular no ambiente, sem ter a entrada barrada.

Foto: Marcelo CamargoTaxa de transmissão indica a tendência de desaceleração
Taxa de transmissão indica a tendência de desaceleração

A autorização vale para estabelecimentos comerciais, templos religiosos, eventos de competição esportiva, cívicos, corporativos e gastronômicos, shows, feiras e exposições culturais.

Máscaras

Na semana passada, o uso de máscaras faciais deixaram de ser obrigatórias em ambientes abertos no DF, e as aulas presenciais em escolas públicas foram retomadas com 100% da capacidade das turmas.

Foto: Andre PennerPessoas com máscaras de proteção contra o Novos Coronavírus
Pessoas com máscaras de proteção contra o Novos Coronavírus

Os estabelecimentos comerciais também já podem funcionar no horário permitido em alvará, sem restrições. A flexibilização das regras para contenção da Covid-19 ocorre no momento em que o DF registra a taxa de transmissão de 0,76, índice que indica a tendência de desaceleração da pandemia.

Há uma semana registrava 0,73. Quando esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira (5), a capital federal já registrou 10.911 mortes por covid-19 e 515.639 casos confirmados, em 97,5% desses casos os pacientes foram recuperados.

Fonte: Agência Brasil

Comentários