Dicionário do Google define professora como prostituta

Classificação é explicada como sendo um 'brasileirismo'; outros dicionários online fornecem definições semelhantes

O Google está apresentando aos usuários uma definição polêmica na busca pelo significado de "professora" em seu dicionário virtual. Ao digitar "professora significado" na barra de pesquisa do site, o usuário recebe duas definições.

A primeira indica que é uma "mulher que ensina ou exerce o professorado", enquanto a segunda, a classifica como "prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual".

Foto: GoogleProfessora

Esta última é classificada como um "brasileirismo", ou seja, um fato de linguagem próprio do português do Brasil. Ainda mais chocante é a diferença quando se pesquisa por "professor" (no masculino) no mesmo mecanismo:

Foto: GoogleProfessor
Professor

A justificativa do Google para a definição equivocada e até sexista é que os resultados da pesquisa no dicionário virtual vêm de parceiros locais e globais confiáveis.

O Google lançou nota: 

"Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, que são exibidos diretamente na Busca. Os resultados incluem usos coloquiais que podem causar surpresa, mas não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros que são os especialistas em linguagem. Reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo."

Na Redes Sociais, professora têm feito campanhapara a retirada dessa definição do site.

"Peço a você que nos ajude nessa campanha: O Google dá como definição de professora, no seu dicionário, "prostituta com quem os adolescentes iniciam a vida sexual". Absurdo total. Para que seja retirada esta definição totalmente inapropriada, vá até a área de busca e digite professora. Quando aparecer o significado, clique em feedback e denuncie como ofensiva!"

Fonte: JTNews, com informações de Olhar Digital

Comentários