Dias Toffoli recebe Habeas Corpus de Correia Lima e pede informações da Execução Penal de Parnaíba

Presidente do STF requisitou informações do juiz da Execução Penal de Parnaíba para decidir sobre a liberdade de Correia Lima de acordo com a Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça

 O Advogado Wendel Araújo de Oliveira impetrou Habeas Corpus em favor do ex-coronel, José Viriato Correia Lima, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa segunda-feira (27/7), embora a relatora do HC seja a ministra Rosa Weber, o despacho inicial coube ao presidente do STF, Dias Toffoli, em razão do recesso do Tribunal e tratar-se de caso de urgência.

Foto: Arquivo Cidade VerdeEx-coronel Correia Lima
Ex-coronel Correia Lima: poderá receber alvará de soltura a qualquer momento pelo STF

 O HC foi impetrado contra decisões denegatórias da liberdade de Correia Lima pelo Juiz da Execução Penal de Parnaíba, do Tribunal de Justiça do Piauí, bem como pelo ministro relator do HC Nº 596.288 no Superior Tribnal de Justiça.

Foto: Rossinei COutinho/STFDias Toffoli
Dias Toffoli requereu informações sobre estado de saúde de Correia Lima ao Juízo da Execução Penal de Parnaíba

 O despacho do presidente do STF, Dias Toffoli, que foi disponibilizado hoje (30/7), diz textualmente assim:

[...]À luz das informações trazidas pelos impetrantes, solicitem-se informações atualizadas ao Juízo de origem a respeito da condição de saúde do paciente, bem como da observância da Recomendação nº 62 do CNJ. Após, voltem os autos conclusos. Publique-se. Brasília, 27 de julho de 2020. Ministro Dias Toffoli Presidente Documento assinado digitalmente (RISTF, art. 13, VIII).

Foto: STJ/FLICKRMinistro Nefi Cordeiro presidiu o julgamento na Terceira Seção do STJ
Ministro Nefi Cordeiro foi o relator do HC de Correia Lima que negou sua liberdade no STJ

A qualquer momento o STF poderá expedir alvará de soltura em favor do ex-coronel Viriato Correia Lima que encontra-se preso na Penitenciária Mista de Parnaíba, em cumprimento de pena por diversos crimes cometidos [conforme suas condenações], inclusive de homicídios por encomenda.

Fonte: JTNEWS

Comentários