Dia D da vacinação contra o sarampo será no dia 29 de fevereiro

O Dia D nacional será neste sábado (15) mas o de Teresina acontecerá em data diferente por causa das festividades de carnaval.

O Dia D de mobilização da vacinação contra o sarampo em Teresina acontece no dia 29 de fevereiro. A campanha da Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, visando o público-alvo de pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos.

Foto: Lucas Dias/GP1FMS
A campanha de vacinação contra o sarampo este ano será dividida em duas etapas.

“O Dia D nacional será este sábado (15), mas o de Teresina será dia 29, pois teremos o Corso e as equipes da FMS estarão focadas em realizar ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ações de vigilância sanitária e outras ações que o evento exige que sejam feitas”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Considerando que até janeiro de 2020 a circulação do vírus do sarampo permanece ativa no país e diante da necessidade de proteger a população contra a doença, neste ano estados e municípios realizarão a vacinação contra a doença.

“Queremos chamar a todos do público-alvo a se fazerem presentes em nossas salas de vacina e ficarem imunizados antes do período carnavalesco, para que aproveitem as festas com saúde e mais tranquilos”, solicita Amariles.

A realização da vacinação contra o sarampo e a adesão do público-alvo é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra a doença e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país, sendo este um passo importante para a recertificação da eliminação da doença do Brasil.

A campanha de vacinação contra o sarampo terá uma 2ª etapa em agosto, contemplando o público de 30 a 59 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários