Detran-PI reforça fiscalização no Carnaval com entrega de equipamentos à PM
Objetivo é alterar os índices de acidentes no trânsito, com o Piauí atualmente sendo classificado como o terceiro estado com maior incidência de acidentes no BrasilEm um esforço conjunto para garantir a segurança nas estradas durante o período de carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) entregou nesta segunda-feira, 15 etilômetros e 15 mil testes de bafômetro ao Comando Geral da Polícia Militar (PM-PI). Os equipamentos, devidamente aferidos, visam intensificar as ações de fiscalização e combate à alcoolemia, contribuindo para o Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito.

O Pacto, lançado pelo Governo Estadual e conduzido pelo Detran, é uma iniciativa que envolve diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais. Seu principal objetivo é alterar os preocupantes índices de acidentes no trânsito, com o Piauí atualmente sendo classificado como o terceiro estado com maior incidência de acidentes no Brasil, especialmente entre motociclistas. A meta ambiciosa é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030 no estado.
A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, entregou oficialmente o material ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes, e ressaltou a importância desses recursos para aprimorar as operações de fiscalização. Cada kit entregue contém um etilômetro, impressora, baterias e bicos descartáveis, tudo convenientemente organizado em maletas.
Essa colaboração entre o Detran e a Polícia Militar é respaldada pelo termo de cooperação técnica (nº 001/2023), que estabelece a expansão de blitzen educativas e de fiscalização como parte integrante das estratégias para a segurança viária.
Luana Barradas destacou a relevância dos equipamentos na prevenção de acidentes e mortes no trânsito. "Trata-se do compromisso que o Detran tem com a Polícia Militar e com a população, para fortalecer as ações no período de carnaval, no sentido de promover a paz no trânsito e a redução de acidentes nas nossas estradas."
O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Lopes, expressou sua gratidão pelo empenho conjunto das forças de segurança e do Detran. Ele ressaltou que os equipamentos fortalecerão as ações para garantir um estado de paz, tranquilidade e segurança, especialmente no trânsito, evitando não apenas acidentes, mas também aliviando a sobrecarga no sistema de saúde e preservando vidas.
Além da entrega de equipamentos, o Detran-PI também está envolvido em ações educativas dentro da campanha estadual "Carnaval Massa", do Governo do Estado. O órgão lançou o "Bloquinho do Detran", que percorrerá os principais blocos de rua e estruturas festivas da capital, interior e litoral, nos quatro dias de evento, com atividades e abordagens lúdicas aos foliões. Essa abordagem visa conscientizar os participantes sobre a importância da segurança no trânsito, promovendo um carnaval responsável e seguro para todos.
Fonte: JTNEWS com informações do Detran-PI
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Balança Comercial do Piauí atinge R$ 794 milhões de reais de superávit em abril
-
Piauí Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em seis cidades do Piauí
-
Segurança Pública Justiça converte em preventiva prisão do namorado da influencer Ana Azevedo
-
Segurança Pública “Não vamos recuar para o crime organizado”, diz delegado Charles Pessoa após ameaça
-
Política TCE mantém licitação de R$ 4 milhões da Prefeitura de Boqueirão do Piauí, mas investigação continua
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Juizado de Altos (PI) condena Banco do Brasil por seguro indevido em empréstimo de servidor público
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus, decretam greve e anunciam paralisações a partir de sexta-feira (9), em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Justiça Justiça condena Caixa Seguradora por venda casada de seguro em contrato de empréstimo consignado