Deputado Assis Carvalho fala em prorrogar eleições; e lamenta que Florentino Neto não ajuda ao PT

Em entrevista especial ao JTNEWS, Assis Carvalho, falou dentre outros assuntos, que as eleições sejam adiadas para o final de novembro ou início de dezembro em razão da Pandemia da COVID-19

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí (PT-PI), deputado federal Assis Carvalho, disse em entrevista ao JTNEWS nessa terça-feira (2/6), que não há possibilidade de haver eleições em outubro deste ano (2020), diante da desorganização do calendário eleitoral por conta da pandemia da COVID-19, entretanto, defende que não deva haver prorrogação de mandatos.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDeputado Federal Assis Carvalho (PT-PI)
Assis Carvalho (PT-PI) - no gabinete da Mesa Diretora na Câmara dos Deputados onde exerce a 4ª Suplência da Secretaria

O parlamentar petista piauiense, falou ainda acerca de ações para a retomada das atividades econômicas pós-pandemia. Criticou a concentração da riqueza nas mãos de poucos e defendeu a reforma tributária, "para que possa reinserir uma parcela da sociedade, que no governo do PT tinha saído da extrema pobreza e que, por conta de um governo desastrado, agravado pela pandemia, volta novamente a ficar abaixo da linha da pobreza," declarou o deputado federal Assis Carvalho.

Confira a íntegra da entrevista concedida pelo deputado petista, Assis Carvalho ao JTNEWS: 

Muito se tem falado no adiamento das Eleições Municipais deste ano, entretanto ainda não se tem uma posição ou mesmo uma proposta concreta, nem do Congresso Nacional, tampouco do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora o ministro Roberto Barroso, recém-empossado na Presidência do Tribunal tenha demonstrado resistência quanto ao adiamento; por último admitiu que pode haver uma prorrogação por curto período de tempo, tipo um mês, ou um pouco mais. 

Foto: Reprodução do YoutubeMinistro do STF, Roberto Barroso, recém empossado na presidência do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro do STF, Roberto Barroso, recém empossado na presidência do TSE, resiste à prorrogação das Eleições

Qual a posição do deputado Assis, quanto ao possível adiamento das eleições?

Assis Carvalho: Defendo que as eleições sejam adiadas para o final de novembro ou início de dezembro deste ano, porque a curva da pandemia [COVID-19] no País não está dando nenhum sinal de queda e as eleições não se resumem ao dia 4 de outubro, a eleição tem pré-campanha, tem convenção, e a eleição é uma sustentação da democracia.

Fazendo uma eleição sem uma movimentação prévia ou com alta abstenção por conta da pandemia, enfraquece uma democracia que está bastante ameaçada diante da violência praticada pelo governo central do presidente que aí está [o entrevitado se referia ao presidente Jair Bolsonaro]. Precisamos proteger o isolamento social, evitar aglomerações mas dar segurança a um processo eleitoral, em que os agentes necessários para uma boa eleição estejam presentes; desde uma boa convenção, visitas, debates, enfim... 

Foto: Adriano MachadoPresidente Jair Bolsonaro acompanhado do agora ex-ministro da saúde Nelson Teich
Jair Bolsonaro [considerado por Assis Carvalho como desastrado], na foto com ex-ministro da saúde Nelson Teich, que não ficou sequer 30 dias no cargo

Então, por conta disso, eu defendo que as eleições sejam adiadas sem prorrogação de mandatos. Sou a favor de adiar as eleições, mas oferecendo condições objetivas para que no dia 1º de janeiro, os novos mandatários sejam empossados.

JTNEWS: Como essa discussão está sendo feita no Partido dos Trabalhadores (PT), em especial no diretório estadual do Piauí?

Assis Carvalho: Nós não abrimos discussão na direção estadual do partido sobre essa pauta, até mesmo porque a gente precisa primeiro tirar uma posição da bancada federal. A partir daí, podemos fazer o diálogo com as instâncias partidárias, mas, tão logo a gente tenha documento sobre esta pauta, todas as direções dos estados deverão discutir com os respectivos membros.

JTNEWS: Quais medidas o deputado Assis Carvalho propõe para o pós-pandemia, no que diz respeito à retomada do desenvolvimento econômico, principalmente no Piauí?

Assis Carvalho: Sobre a retomada do desenvolvimento econômico, o mundo inteiro vai sofrer um impacto muito forte, essa pandemia vem afetando a vida de pessoas em todo o planeta. Nós temos hoje uma situação agravada pela concentração de riqueza na mão de poucos; é preciso que os parlamentos e os governos tenham coragem de tributar grandes fortunas, e, no caso do Brasil, tributar bens, lucros e dividendos que hoje são protegidos para os grandes empresários e banqueiros. Eles precisam ser tributados para que esses valores incentivem o desenvolvimento da economia, baixando juros bancários, incentivando até com juros negativos. 

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDeputado Federal Assis Carvalho (PT-PI), membro da mesa Diretora
Deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), que reclama do petista Florentino Neto por não ajudar o PT

Fazendo reforma tributária, para que a gente possa reinserir uma parcela da sociedade, que no governo do PT tinha saído da extrema pobreza e que, por conta de um governo desastrado, agravado pela pandemia, volta novamente a ficar abaixo da linha da pobreza. Isso é lamentável, mas é preciso ter coragem e fazer a distribuição da renda dos mais poderosos, que essa renda possa chegar também às pessoas mais sofridas da sociedade.

JTNEWS: O que o deputado, petista Assis Carvalho, tem a dizer sobre a declaração pública do senador Ciro Nogueira de que você estaria tramando a “saída” do secretário de Saúde Florentino Neto do cargo?

Foto: Geraldo MagelaCiro Nogueira
Ciro Nogueira - que denunciou que Assis Carvalho estaria defendendo a saída de Florentino Neto da Saúde

Assis Carvalho: Sobre esse pronunciamento do Ciro, não sei onde ele quer chegar com isso, é uma grande bobagem. Quem nomeia e quem demite secretário é o governador, eu não tenho nada a ver com isso.

JTNEWS: E o Florentino Neto, é petista ou progressista?

Assis Carvalho: O Florentino é afiliado ao PT. Eu reclamei durante as eleições de 2018, sobre a decisão dele ter apoiado ao Júlio Arcoverde [deputado estadual do Progressistas e aliado do senador Ciro Nogueira], pelo PT, eu acho que não deveria ter feito isso.

Foto: Reprodução: TV Cidade VerdeSecretário estadual de Saúde, Florentino Neto
Florentino Neto - que é acusado por Assis de não ajudar ao PT. Ele (Florentino) apoiou Júlio Arcoverde na eleição estadual

Mas, lamentavelmente já aconteceu e acho que não tem sentido um secretário de uma área estratégica não ajudar o seu próprio partido num momento tão difícil. Mas, são águas passadas, concluiu o deputado Assis Carvalho, que, gentilmente concedeu entrevista ao JTNEWS.

Fonte: JTNEWS

Comentários