Deputada Rejane Dias conscientiza população no Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a deputada federal usou as redes sociais para ressaltar a importância da data

A deputada federal Rejane Dias, usou suas redes sociais para falar sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, enfatizando os cuidados com os mais de 2 milhões de autista no Brasil. Além de destacar a criação do Projeto que institui no Brasil a Carteira Nacional do Autista.

Foto: Reprodução/InstagramRejane Dias ao lado da filha, Dany
Rejane Dias ao lado da filha, Dany

Conforme a parlamentar, ser mãe de uma filha autista transformou sua vida por completo. "Ao vê-la conseguir vencer cada desafio novo, é como se as conquistas fossem minhas", pontuou.

"Para quem não conhece, essa é a Dany, minha filha, que, como grande parte dos meus seguidores sabem, tem autismo. E hoje é um dia muito especial, para mim e para ela, o dia Mundial da Conscientização do Autismo. Quando a Dani nasceu, tudo já estava planejado, e ela veio ao mundo com essa limitação. Uma limitação que hoje atinge mais de 2 milhões de pessoas, entre graus mais baixos e mais severos do autismo", disse.

Carteira de identificação da pessoa autista

O Projeto de Lei de autoria de Rejane Dias que visa a garantia de atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso de serviços públicos e privados. O projeto obriga ainda que cinemas reservem salas para sessão mensal destinadas a pessoa no espectro autista.

A lei se originou do Projeto de Lei 10119/18. O texto altera dispositivos da Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

"Entre todos os avanços, tenho que destacar, a Carteira do Autista.
Foi uma luta enorme, desde 2018, quando apresentamos o Projeto. Em 2019, aprovamos na Câmara e lutamos para que o projeto fosse apreciado rápido no Senado. Em menos de 1 ano o projeto virou Lei", destacou Rejane Dias em sua publicação.

Fonte: JTNEWS

Comentários