Deputada Lucy Soares propõe projeto para ajudar deficientes auditivos durante COVID19

A parlamentar visa com o projeto abranger e melhorar a situação das pessoas com deficiência auditiva, proporcionando mais inclusão social em face da pandemia

Para as pessoas com deficiência auditiva, os obstáculos de comunicação impostos pela ausência de um profissional intérprete de Libras nos hospitais pode representar um risco à saúde. Por isso, no intuito de garantir a comunicação entre paciente e equipe médica durante a pandemia de Covid-19, a deputada estadual Lucy Soares (PP) protocolou Projeto de Lei que torna obrigatória a presença intérprete da Língua Brasileira de Sinais em hospitais públicos.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDeputada Lucy Soares discursa ao entregar título de cidadania a Maria da Penha
Deputada Lucy Soares discursa ao entregar título de cidadania a Maria da Penha


Segundo propõe o referido Projeto de Lei, apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí, caberá ao Governo do Estado do Piauí divulgar qual instituição irá oferecer o atendimento voltado para as pessoas com deficiência auditiva.

“Conforme as disposições oficiais de diversos órgãos para situação de emergência, diante da pandemia do coronavírus , se faz necessário dar suporte às pessoas com deficiência auditiva”, acrescenta a deputada Lucy Soares, que tem como uma de suas principais bandeiras de luta a acessibilidade.

Em 2019, suas ações como parlamentar foram destaque por apresentar diversos projetos de lei que buscam garantir o direito das pessoas com deficiência. Um deles, por exemplo, é o Projeto de Lei nº 7.270, de 7 de outubro de 2019, sancionado pelo governador Wellington Dias, que torna obrigatória a presença de intérprete de libras nas autoescolas do Piauí.

Outro projeto de destaque pede que as escolas, restaurantes, cinemas, teatros, casas de shows e outros estabelecimentos culturais no Estado do Piauí disponham de recursos de acessibilidade.
 

Fonte: Alepi

Comentários