Depen participa de 'Operação Tempestade', que combate a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

A 'Operação Tempestade' é a segunda fase da 'Operação Rei do Crime', deflagrada pela Polícia Federal (PF)

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) participou, nessa segunda-feira (03/05), da Operação Tempestade, segunda fase da Operação Rei do Crime, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que teve como objetivo desarticular núcleo financeiro responsável pela lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e da corrupção.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMinistério da Justiça
Ministério da Justiça, orgão ao qual o Depen é vinculado 

A operação está sendo realizada por meio dos policiais penais federais, que atualmente, sem a regulamentação da Policia Penal Federal, estão na estrutura do Depen. O orgão participa das investigações articulando toda parte de levantamento de informações prisionais, dados de presos entre outras informações pertinentes ao sistema penitenciário. 


A investigação possibilitou a identificação, localização e sequestro de valores no total aproximado de R$ 30 milhões, reunidos em imóveis e veículos; além da interdição de 6 empresas; e do bloqueio de valores em contas das pessoas físicas e jurídicas no limite de R$ 225 milhões de reais.

Além do sequestro patrimonial e bloqueio de valores, foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária, impedimento judicial de 6 empresas, 22 mandados de busca e apreensão, distribuídos entre as cidades de São Paulo, Tietê, Guarujá, Rio de Janeiro e Brasília, além da interdição de atividade de um contador. A investigação tramita na 6ª. Vara Criminal Federal de São Paulo.
 

Fonte: JTNEWS

Comentários