Departamento Penitenciário Nacional realiza Webinário sobre a importância da assistência espiritual no cárcere

O evento será será realizado nos dias 04 e 05 de abril e será transmitido via Plataforma Microsoft Teams (online)

O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) irá promover nos dias 4 e 5 de abril o Webinário "A importância da assistência espiritual no cárcere". O evento será realizado por meio da plataforma Teams e aberto a todos os públicos, desde servidores e gestores das administrações penitenciárias, líderes religiosos, a acadêmicos que atuam na construção de conhecimentos e pesquisas. 

Foto: DivulgaçãoWebinário
Webinário

Conforme o coordenador-geral de Cidadania e Alternativas Penais do Depen, Cristiano Torquato, o Webinário servirá para fomentar boas práticas na prestação de assistência religiosa no cárcere.

"O webinário - A Importância da Assistência Espiritual no Cárcere - será um evento totalmente online, onde ouviremos diversas experiências de renomados palestrantes que já contribuíram ou contribuem para a referida assistência. O intuito é construir uma assistência consolidada, oportunizando os diversos segmentos espirituais na plenitude que realmente carece, dando visibilidade à temática e fomentando as boas práticas na prestação de assistência religiosa no cárcere", destacou. 

Segundo ele, aquele uma vez espiritualizado, poderá alcançar resultados positivos na redução da reincidência/reentrada criminal. 

"Observe-se que o indivíduo espiritualizado tem a menor probabilidade de reincidir ou cometer atos ilícitos, o que permite alcançar resultados positivos na redução da reincidência/reentrada criminal, do superencarceramento e dos custos de manter uma pessoa encarcerada, principalmente os custos de segurança e redução da violência. Vale ressaltar, ainda, que a prestação de assistência religiosa é um direito garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil em entidades civis e militares de internação coletiva, previsto na lei de execução penal e tendo suas diretrizes recomendadas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária através da Resolução nº 08 de 09 de novembro de 2011", acrescentou. 

Cristiano destaca que o um dos objetivos do evento é entender os principais desafios enfrentados pelos agentes religiosos para promover a assistência espiritual no cárcere. 

"O principal objetivo do webinário é buscar compreender os desafios enfrentados pelos agentes religiosos para promover a assistência espiritual no cárcere, bem como conhecer as boas práticas, oportunizando ao Departamento Penitenciário Nacional o fomento de políticas públicas voltadas às pessoas privadas de liberdade, no que tange a assistência espiritual. Tendo com isso, um olhar mais pragmático da assistência e, posteriormente, promover, com os estados da Federação, um modelo de sucesso, baseado em convênios a serem firmados para a devida prestação de assistência religiosa", destacou. 

O evento contará com a participação do Diretor de Políticas Públicas do Depen, Sandro Abel, além de Ana Silene Pineida Neisa, do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente. 

Programação 

O evento que traz uma programação vasta com início às 10:00 do dia 04 de abril e segue até às 15:40 do dia 05, com o encerramento. Transmitido via Plataforma Microsoft Teams (online).

Foto: DivulgaçãoProgramação
Programação

Inscrições 

Será necessário a prévia inscrição para participar do webinário. As inscrições podem ser feitas através do link e, para facilitar o acesso as inscrições, foi disponibilizado o QR Code constante no folder de divulgação do evento. Ademais, o DEPEN está providenciando a divulgação nas suas mídias sociais e site oficial. 

O link do evento será disponibilizado através do e-mail informado no ato da inscrição do ouvinte.

Fonte: JTNEWS

Comentários