Delegado Luccy Keiko solicita ao DHPP novas diretrizes para aperfeiçoar investigação de homicídios no Piauí
O objetivo é que o índice de resolutividade desse tipo de crime cresça ainda mais e a sociedade piauiense tenha as devidas respostas acerca desses delitos.Na manhã dessa segunda-feira (29), o delegado-geral Luccy Keiko se reuniu com o delegado Francisco Costa, conhecido como Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para firmar a elaboração de um documento com diretrizes para aperfeiçoar as investigações dos crimes contra a vida. O objetivo é que o índice de resolutividade desse tipo de crime cresça ainda mais e a sociedade piauiense tenha as devidas respostas acerca desses delitos.
Luccy Keiko ressaltou a importância de aprimorar os procedimentos investigativos para aumentar a eficiência na resolução de homicídios, latrocínios e feminicídios. Ele destacou que algumas seccionais já atingem uma resolutividade de 70% nos crimes policiais, e o novo plano de diligências visa expandir essa eficiência para toda a Polícia Civil do estado. "Temos um arcabouço normativo estabelecendo como o policial deve proceder no local de crime e na coleta de vestígios. Agora, estamos documentando todas as diligências possíveis para que tenhamos resolutividade cada vez maior," afirmou Keiko.
Barêtta explicou que o documento incluirá procedimentos operacionais padronizados e diretrizes específicas para garantir a qualidade das investigações. "Vamos elaborar diretrizes que ajudem a autoridade policial a conduzir as investigações de forma eficiente, proporcionando um serviço de assessoramento e uma investigação criminal qualificada," disse o coordenador do DHPP.
A criação desse documento busca garantir que todas as etapas da investigação sejam seguidas de maneira eficiente e eficaz, aumentando a taxa de resolução dos casos. Luccy Keiko reforçou a necessidade de diretrizes claras e específicas para a resolução de crimes contra a vida. "São diretrizes de diligências passo a passo, para tentar exaurir, com todas as diligências possíveis, de elucidarmos o crime contra a vida. Porque, justamente aqui, eu creio que abala a sociedade. Nós temos que dar uma resposta à família e precisamos resolver com maior eficiência esse tipo de delito. Vamos documentar todas essas diligências, um rolo de ações possíveis, para que tenhamos resolutividade cada vez maior."
Com a implementação dessas novas diretrizes, espera-se que a Polícia Civil do Piauí possa alcançar índices ainda mais altos de resolutividade. A iniciativa também visa fortalecer a cooperação entre diferentes seccionais e aprimorar o treinamento dos policiais, garantindo que todos estejam preparados para lidar com os desafios das investigações criminais.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Marido de mulher que morreu em acidente está na UTI do HUT
- Esportes Piauiense é eleita melhor atleta de badminton do Brasil em 2024
- Geral Motorista que matou mulher em Teresina estava sob efeito de droga e com CNH vencida
- Geral Mulher morre e marido fica ferido após colisão entre moto e carro em Teresina
- Geral Bandido é morto durante confronto com a Polícia Militar em Parnaíba
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Motorista que matou mulher em Teresina estava sob efeito de droga e com CNH vencida
- Justiça PF investiga envolvimento da vereadora eleita Tatiana Medeiros com membro do Bonde dos 40
- Geral Rafael Fonteles inaugura Restaurante Popular no Dirceu na próxima segunda-feira (02)
- Justiça "Eles mataram meu filho ali, não prestaram socorro": Mãe chora a morte do filho de 2 anos após choque elétrico
- Geral Polícia prende três suspeitos por assalto em circo e estupro de artista no Maranhão