Delegado alerta para novo golpe no Instagram e dá dicas de como se proteger

Conforme o delegado, criminosos estão roubando a conta de usuários e anunciando a venda de produtos para ludibriar os seguidores da vítima

Nessa sexta-feira (21/01), o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), Anchieta Nery, falou em suas redes sociais sobre usuários do Instagram que estão sendo vítimas de um novo golpe.

Conforme o delegado, criminosos estão roubando a conta de usuários e anunciando a venda de produtos para ludibriar os seguidores da vítima. 

A post shared by Anchieta Nery (@anchietanery)

Isso tem sido comum devido a uma vulnerabilidade das operadores de telefonia móvel, segundo explicou Anchieta Nery. "Não adianta mais só ativar o duplo fator de autenticação vinculado ao SMS. É preciso usar um aplicativo autenticador porque essa vulnerabilidade ainda permite uma grande quantidade de golpes", alertou. 

As invasões às contas em redes sociais têm aumentado por meio da técnica de SIM Swap. De acordo com o delegado Anchieta Nery, o criminoso consegue roubar a conta do internauta caso ela esteja vinculada a um número de telefone. 

"Desvincule sua conta de rede social do seu número de telefone e use aplicativo autenticador para implementar o 2FA (segundo fator de autenticação)", afirmou o delegado. 

Entre os aplicativos citados pelo delegado Anchieta Nery estão: o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator. 

Fonte: JTNEWS

Comentários