Defesa Civil participará de simulação de evacuação de áreas próximas à Barragem de Boa Esperança
O treinamento abordará as providências necessárias para uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência.As equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) participarão, nos dias 26, 27 e 28 de maio, no município de Guadalupe, de uma simulação de evacuação da área próxima à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. A ação será realizada sob a coordenação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
O treinamento abordará as providências necessárias para uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais.
Além da presença da Defesa Civil Estadual, moradores do município de Guadalupe, bem como as defesas civis municipais de Guadalupe e São João dos Patos, do Maranhão, participarão da simulação nas áreas do entorno do Reservatório de Boa Esperança, que atingiu 100% de sua capacidade na última semana.
As simulações fazem parte da implantação da cultura prevencionista para operacionalização do Plano de Ação de Emergência (PAE), um documento orientativo que estabelece medidas de resposta em situações de risco na barragem, exigido pela Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010).
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o simulado tem como foco construir uma cultura de prevenção na sociedade. “O exercício simulado fortalece a ação do sistema de proteção estadual da Defesa Civil, bem como também a organização comunitária nas ações de proteção, além de ser algo pioneiro que vai se transformar em uma referência para ser replicada em outras barragens do estado”, ressalta.
Para o assistente social do Núcleo de Serviço Social da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, Fernando Rêgo, a ação contribuirá para estratégias mais assertivas de resposta a fim de garantir maior eficácia em situações reais. “Os exercícios vão contribuir para que todos os nossos profissionais tenham experiência a partir de uma vivência de gestão de emergência”, finaliza.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Idosa morre após ser esfaqueada durante festa em Elesbão Veloso
- Segurança Pública Foragido da Justiça por homicídio é preso pela Polícia Civil em Corrente
- Piauí Governador entrega 26 mil m² de asfaltamento urbano em Buriti dos Lopes
- Segurança Pública PM encontra mochila com celulares roubados na zona sudeste de Teresina
- Piauí Mel produzido em agricultura familiar incrementa cardápio escolar no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Brasil Presidente Lula sanciona Lei que institui Estatuto da Segurança Privada com veto ao § 2º, do art. 7º do PL 135/2010
- Geral Médico Jacinto Lay será transferido para o hospital Albert Einstein em São Paulo
- Justiça USO INDEVIDO DE BENS PÚBLICOS: Juiz Eleitoral de Simões multa candidato Magno Dantas e aliados em mais R$ 100 mil
- Política Debate Presidencial entre Kamala Harris e Donald Trump; por Henry Michel Anglade
- Política Ato em Simões-PI destaca força da oposição liderada por Cleivan Coutinho e Valdeir Carvalho