Curralinhos e Caldeirão Grande registram maiores casos de Covid-19 no Piauí

De acordo com os dados da última semana epidemiológica, o município de Curralinhos bateu o primeiro lugar na incidência de novos casos da doença, com 1.340

Em dados divulgados na manhã desta quarta-feira (27/10), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que os municípios de Curralinhos e Caldeirão Grande do Piauí estão entre as 20 cidades do Estado com as maiores incidências de casos de Covid-19.

Foto: Wolfgang Rattay/ReutersTeste de COVID-19
Teste de Covid-19

De acordo com os dados da última semana epidemiológica, do dia 25 de outubro, o município de Curralinhos, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, bateu o primeiro lugar na incidência de novos casos da doença, com 1.340. Em seguida, vem Caldeirão Grande do Piauí com 1.175.

A coordenadora do Cievs, Amélia Costa, explica que nestes dois municípios foi registrado uma incidência acima de mil para novos casos a cada 100 mil habitantes, e que o fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado.

Foto: Reprodução/SesapiCurralinhos e Caldeirão Grande registram maiores casos de Covid-19
A Sesapi segue monitorando as cidades através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI).

De acordo com a epidemiologista, a classificação de cada município leva em conta a quantidade de habitantes e os novos casos. Para conter a transmissão do vírus e um novo surto da doença, as cidades estão sendo acompanhadas de perto pela Sesapi.

“Estamos entrando sempre em contato com essas cidades com aumento de casos, pedindo que os mesmo colham amostras desses infectados para termos um controle das variantes que estão circulando no estado”, pontuou Amélia Costa.

Segundo a coordenadora, apesar de 70% da população vacinada com primeira dose, os cuidados de prevenção ao vírus devem permanecer, segundo a especialista.

“Mesmo estando com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose e quase 50% com o esquema completo, lembramos a todos que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade”, reforça.

Municípios adotam medidas restritivas

O município de Curralinhos registrou 60 novos casos da Covid-19 nas duas últimas semanas. Para impedir o avanço da doença, o prefeito Everardo Lima assinou um novo decreto restringindo as atividades econômicas e sociais na cidade.

Os eventos culturais, esportivos, religiosos e culturais estão suspensos do dia 21 de outubro até o próximo domingo (31). O decreto assinado pelo gestor também determina que bares e restaurantes só funcionem por delivery até às 23h, missas e cultos estão suspensos, além de banhos de cachoeira e da circulação de pessoas em espaços públicos depois das 18h, entre outras medidas.

Confira lista dos municípios com maior incidência de casos:

1º- Curralinhos

2º- Caldeirão Grande do Piauí

3º- São João do Canabrava

4º- Lagoinha do Piauí

5º- São João do Piauí

6º- Miguel Leão

7º- Simplício Mendes

8º- Prata do Piauí

9º- Fronteiras

10º- Jardim do Mulato

11º- Hugo Napoleão

12º- Vera Mendes

13º- Agricolândia

14º- Itainópolis

15º- Valença do Piauí

16º- Bertolínia

17º- Ipiranga do Piauí

18º- Conceição do Canindé

19º- Campo Alegre do Fidalgo

20º- Pedro Laurentino

Fonte: JTNEWS

Comentários