Cruzeiro cancelado: Confira quais são os direitos dos passageiros

Os embarques previstos para as próximas semanas não deverão acontecer. Já as embarcações que já estavam em operação vão continuar seu percurso normalmente

O anúncio sobre os cancelamentos dos cruzeiros nessa segunda-feira (03/01), em resposta ao avanço de casos da Covid-19, fez com que aqueles que planejavam fazer uma viagem no começo de 2022, terem seus planos frustrados. 

Foto: Reprodução/CNN BrasilCruzeiros cancelados
Cruzeiros cancelados

Os embarques previstos para as próximas semanas não deverão acontecer. Já as embarcações que já estavam em operação vão continuar seu percurso normalmente.

A suspensão total foi anunciada dois dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar ao governo federal o cancelamento da temporada de cruzeiros no Brasil. A agência tomou como base os números de infecções pela nova variante do coronavírus.

Conforme a agência reguladora, desde 1º de novembro, quando foi aberta a temporada de cruzeiros, já foram registrados 829 casos positivos de Covid-19 entre tripulantes e passageiros de embarcações brasileiras.

Do dia 26 de dezembro a 3 de janeiro, foram 798 casos positivos da doença, número 25 vezes maior que os 31 casos registrados nos primeiros 55 dias de temporada.

Direitos do consumidor

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor, as empresas devem devolver o dinheiro a quem comprou passagens previstas para os próximos dias ou dar um crédito para que o cliente possa usar mais para frente.

Segundo a Costa Cruzeiro, responsável por dois navios brasileiros, a companhia já oferece reembolso ao seu cliente ou um voucher para que possa usar em outro momento. Já a MSC não respondeu ainda à CNN sobre esse questionamento.

Somente da cidade do Rio de Janeiro, eram esperados entre o dia 4 de janeiro e 21 a chegada de 12 mil turistas. No último final de semana, atracou uma embarcação com 28 pessoas testaram positivo para Covid-19.

Destes, 9 que são moradores de cidade um pouco mais distantes vão ficar em quarentena por 10 dias em um hotel da cidade. Os outros passageiros que testaram positivo, que moram na capital ou em cidades mais próximas, foram encaminhados pras suas casas e vão ficar em isolamento domiciliar.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários