CRM pede que médicos evitem participar de mutirões de cirurgias no Piauí

Em nota, o Conselho afirma que a atual situação "contraindica a realização dos citados eventos, ainda que todas as medidas de segurança sejam adotadas"

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nota, nessa segunda-feira (26), direcionada aos médicos do estado, orientando a não participação de mutirões de cirurgias por causa da pandemia de COVID-19.

Foto: Daniel Menezes/HC Ribeirão PretoPaciente internado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Na nota, o Conselho afirma que a atual situação "contraindica a realização dos citados eventos, ainda que todas as medidas de segurança sejam adotadas".

Além disso, os números de casos e óbitos por COVID-19 voltaram a subir, principalmente nas cidades do interior. Isso desperta ainda mais preocupação com a eventual realização de mutirões de cirurgia, pois provocam aglomeração de pacientes, na sua grande maioria idosos.

NOTA AOS MÉDICOS PIAUIENSES O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI vem orientar os médicos piauienses a não participarem dos eventos conhecidos como “mutirões de cirurgia”, uma vez que a atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus contraindica a realização dos citados eventos, ainda que todas as medidas de segurança sejam adotadas. Além disso, conforme amplamente divulgado na imprensa local e nacional, os índices de contaminação pelo novo coronavírus e de óbitos, em nosso Estado, sobretudo nas cidades do interior, encontram-se em franca ascensão, além das altas taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI nos hospitais do Estado, o que desperta ainda mais preocupação com a eventual realização de mutirões de cirurgia, eventos estes que inevitavelmente provocam aglomeração de pacientes, na sua grande maioria idosos, o que propicia sobremaneira o contágio pelo novo coronavírus. #crmpi

A post shared by CRM Piauí (@crmpiaui) on

Segundo o CRM, evitar aglomerações ainda é a forma mais eficaz de se proteger da doença. 

“Reiteramos a preocupação e obrigação legal desde Conselho de Medicina e relação à saúde da sociedade, no sentido de buscar o melhor para a população piauiense. Neste momento, a adoção fiel de todas as normas de segurança, principalmente a não ocorrência de aglomerações, é a medida mais eficaz para proteger nosso Estado da pandemia que ainda se encontra instalada”, finaliza a nota.

Fonte: JTNEWS

Comentários