CPI vai pedir ajuda da Interpol para encontrar Carlos Wizard, diz Aziz

Empresário deveria ter prestado depoimento na última semana, mas não compareceu

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a comissão vai pedir ajuda da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para localizar Carlos Wizard.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoSenadores em sessão da CPI da Pandemia
Senadores em sessão da CPI da Pandemia

O empresário é apontado pelos senadores como um dos líderes do chamado “gabinete paralelo”, grupo de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro para o enfrentamento da pandemia e que teria incentivado o uso de medicamentos sem comprovação de eficácia contra COVID-19.

Wizard deveria ter prestado depoimento à CPI na última quinta-feira (17/06), mas não compareceu. Seus advogados já haviam avisado que ele está nos Estados Unidos desde abril e pediram que o empresário depusesse por meio de videochamada. O pedido foi negado.

O empresário iria depor na condição de testemunha. Na sexta-feira (18/06), foi classificado como investigado.

À Folha de S. Paulo, Aziz disse que Wizard está em “local incerto e não sabido” –expressão usada quando não se sabe a localização de alguém. “Vamos pedir ajuda da Interpol para saber onde está e buscar o passaporte dele, como a Justiça já determinou”, declarou o senador.

A juíza federal Márcia Souza e Silva de Oliveira, da 1ª Vara Federal de Campinas, atendeu a um pedido da comissão e determinou a condução coercitiva no empresário para o depoimento de quinta-feira (17/06).

Em manifestação à Justiça obtida pelo Poder360, o delegado Flavio Veitez Reis informou que a PF foi até a residência de Wizard em Campinas (SP), mas ninguém atendeu ao interfone. Quando a equipe estava deixando o local, um funcionário da casa informou aos agentes que não vê o empresário “há bastante tempo”, mas não deu mais informações.

A PF também foi até a sede da empresa das filhas de Wizard, também localizada em Campinas, e uma funcionária do estabelecimento informou que Wizard estava fora do Brasil.

Fonte: JTNEWS com informações do Poder 360

Comentários