"Cortes nas gratificações de enfermeiros são responsabilidade do governo federal", afirma Dr. Pessoa

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde afirmou que não houve redução real nos salários dos profissionais da saúde da capital

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), Eryck Ricelley, afirmou que o prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa (MDB), o secretário de Finanças, Robert Rios, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, estão com uma "política esmagadora contra os trabalhadores da saúde, em especial os da enfermagem".

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDr. Pessoa, pré-candidato a prefeito de Teresina (MDB)
Dr. Pessoa, prefeito de Teresina (MDB)

Segundo Eryck Ricelley, a prefeitura de Teresina cortou pela metade o plantão dos enfermeiros que estão no setor COVID-19, além de ter cortado a gratificação de insalubridade e o adicional do valor do plantão, um valor pago de forma diferenciada

O prefeito Dr. Pessoa, no entanto, afirmou que os cortes não são de responsabilidade da Prefeitura e sim do Ministério da Saúde, que no início da pandemia iniciou os repasses de gratificações para esses profissionais, mas que agora decidiu realizar o corte.

"Algumas coisas deveriam ter sido continuadas pelo Governo Federal, por isso é momento de calma e tranquilidade. Não é irresponsabilidade do governo municipal e nem federal. Estamos fazendo nossa obrigação de forma republicana", declarou o prefeito, em solenidade de comemoração aos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na manhã dessa segunda-feira (1/03).

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde afirmou que não houve redução real nos salários desses profissionais. Confira na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde informa que não teve redução real de salários dos profissionais que trabalham na área da saúde de Teresina. Os salários, insalubridade e plantão estão sendo pagos rigorosamente em dia. O que houve foi o fim do acréscimo temporário (até dia 31 de dezembro de 2020) de 20% no valor da insalubridade que foi autorizado em pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com aporte de recursos específico para essa finalidade. 

No caso de segundo turno, também está sendo pago para os servidores cujos setores comprovem a necessidade. A FMS informa ainda que todas as medidas foram discutidas com as diretorias e informadas ao sindicato da categoria.

Fonte: JTNEWS

Comentários