Corpo de Bombeiros já combateu 442 incêndios florestais no Piauí em 2024
O período mais quente do ano é marcado por alta incidência de fogo em vegetação no Estado.Com a chegada das altas temperaturas, a umidade do ar tende a diminuir, tornando as vegetações mais secas e, consequentemente, mais suscetíveis ao fogo. O período mais quente do ano, conhecido na região Nordeste como B-R-O-Bró, chega a registrar temperaturas de até 40°C.

As regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar são mapeadas com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, além da Defesa Civil. Devido a maior incidência de incêndios florestais nesse período, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí tem reforçado as missões de combate ao fogo em grande parte do Estado.
De janeiro a setembro de 2024, 442 ocorrências de incêndios florestais foram atendidas pelo CBMEPI. Somente em agosto e setembro deste ano, foram registradas 284 ocorrências dessa mesma natureza. A instituição esteve presente em municípios como Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Itainópolis, Nazária, Santana do Piauí, São João do Piauí, Pedro Laurentino, Uruçuí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Santa Cruz do Piauí, atendendo estas ocorrências.
“O Corpo de Bombeiros vem atuando nesse período mais crítico do ano, fazendo o atendimento das ocorrências de incêndio com suas equipes escaladas de maneira ordinária, ou seja, as equipes comumente de plantão, além das equipes de pronto emprego, que são escaladas pelo comando operacional e atuam principalmente em ocorrências de incêndio que acontecem nos municípios mais distantes das unidades fixas do CBMEPI”, esclareceu o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, coronel Egídio Leite.
“A integração entre Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Ibama e Polícia Militar, no enfrentamento de ocorrências mais específicas, também faz toda a diferença em nosso plano de ação. O apoio das brigadas municipais também tem papel significativo nesse enfrentamento”, finalizou o comandante operacional.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Geral Balanço
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada