Coronavírus: Países da América do Sul começam a fechar suas fronteiras

O presidente Jair Bolsonaro anunciou o fechamento parcial da divisa com a Venezuela; a medida só atingirá pessoas

Com a escalada de casos da covid-19, os países da América do Sul começam a fechar suas fronteiras e a impedir a entrada de estrangeiros em seus territórios.

Foto: Amanda Perobelli/ReutersViajantes, usando máscaras como medida de precaução para evitar a contração de coronavírus
Viajantes, usando máscaras como medida de precaução para evitar a contração de coronavírus

Na terça-feira (17), o Brasil foi mais um a replicar a restrição. O presidente Jair Bolsonaro anunciou o fechamento parcial da divisa com a Venezuela. A medida será publicada nesta quarta-feira (18) e só atingirá pessoas. Mercadorias continuarão com passagem liberada.

Os brasileiros ainda podem viajar para alguns países do continente. A entrada pelo ar ainda é permitida no Uruguai e em alguns pontos do Peru. Já a Venezuela está em “quarentena total”, mas o presidente Nicolás Maduro não especificou o nível de restrição das viagens.

Nove dos 10 países da região estão restringindo o acesso ao país apenas a nacionais, residentes estrangeiros e diplomatas. Apenas o Equador incluiu estes grupos no bloqueio. O país presidido por Lenín Moreno foi também o que aplicou o maior período de quarentena, de 21 dias.

A maioria dos países da América do Sul (6) estenderá o fechamento de suas fronteiras ao fim de março. Uruguai, Venezuela e Brasil não divulgaram o período que vigorará seus bloqueios internacionais.

EUA e Europa

Assim como os países sul-americanos, a União Europeia e os Estados Unidos também anunciaram restrições de viagens e fechamento de fronteira.

Por meio da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o bloco europeu divulgou na terça-feira (17) que os 27 Estados membros da UE estão fechados para viagens do exterior e para a entrada de não residentes. As regras têm validade de 30 dias.

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a mesma restrição para viagens europeias em 11 de março. A proibição começou na última sexta-feira (13) e também durará 30 dias. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, adotou o mesmo critério.

Fonte: Poder360

Comentários