Consórcio Nordeste lança o primeiro edital de compras coletivas

Os representantes dos estados do Nordeste estiveram presentes para debater a publicação da 'Carta Natal'

Aconteceu ontem (16), em Natal, mais um reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Dessa vez, foram discutidas as diretrizes e os interesses dos estados da região, tendo como principais pautas a reforma tributária, a educação pública e a redução da presença da Petrobras no nordeste.

Na oportunidade, os gestores também assinaram a Carta de Natal e deliberam sobre lançamento do 1° edital de compras coletivas na área da saúde, que foi lançado hoje (17). A reunião anterior aconteceu em Teresina.

Foto: Elisa Elsie/GovRNConsórcio Nordeste de reuniu em Natal para debater o primeiro edital de compras
Consórcio Nordeste de reuniu em Natal para debater o primeiro edital de compras

Sobre o edital de compra coletiva, o presidente do Consórcio Nordeste, governador da Bahia, Rui Costa, enfatizou o lançamento da primeira compra em conjunto dos estados nordestinos, após a apresentação no mercado. “Terão outros editais até dezembro. Vamos trazer, com certeza, ganhos de escala, economias para as compras e cofres públicos de cada estado e, com certeza, teremos ganhos econômicos derivados daí”, comentou Costa. 

Os governadores nordestinos discutiram sobre a reforma tributária que está tramitando no Congresso. Rui Costa também comentou que os governadores do nordeste devem trabalhar junto à Câmara dos Deputados para que projetos de interesse dos estados sejam votados o quanto antes, destacando a cessão onerosa de receitas de petróleo, a securitização das dívidas e o Plano Mansuetto.

Foto: Elisa Elsie/GovRNWellington Dias
Wellington Dias falou sobre a relação com as estatais

O governador Wellington Dias destacou a preocupação dos estados nordestinos com a desmobilização de estatais como a Chesf e a Petrobrás, que acarretam em consequências negativas na economia do nordeste. Na oportunidade, o gestor também destacou a política de atração de investimentos com pautas que permitam o aumento da capacidade de investimento.

O chefe do Executivo piauiense revelou que estão sendo feitas agendas preparatórias, estratégicas para o Encontro dos Estados do Nordeste com a Alemanha, França e Espanha. “O objetivo é termos agendas que darão resultados para o nordeste, com atração de investimentos, financiamentos, acesso a fundos, com a garantia de uma política ambiental adequada, com o acesso, por exemplo, a fundos, como o das mudanças climáticas”, comentou Wellington.

Confira a 'CARTA DE TERESINA'.

Fonte: JTNews, com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí

Comentários