Governadores do Nordeste manisfestam preocupação ao anúncio de privatizações de estatais

O encontro terminou com a assinatura do documento que junta as decisões tomadas pelo grupo com foco em saúde, investimentos, agropecuária e outros

Aconteceu ontem (21), no Blue Tree Towers Rio Poty, a Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, em Teresina (PI). O encontro reuniu sete dos nove Governadores, além de dois vice-Governadores da região, em um evento de debate e decisões que buscam alavancar o crescimento dos nove Estados.  

Foto: Divulgaçãolegenda
Na reunião estiveram presente representantes de todos os Estados do Nordeste e também de Teresina

Ao final foi assinado a “Carta de Teresina” com as decisões feitas pelo grupo para a melhoria coletiva. A carta contém seis medidas prioritárias que possuem objetivo de assessorar e valorizar os projetos dispostos no evento. 

Das medidas formalizadas pelo documento, a assinatura do “Contrato de Programa” que visa proporcionar o compartilhamento interestadual de equipamentos e insumos obtidos através das compras coletivas. 

Na Assembleia, o Presidente do Consórcio e Governador da Bahia, Rui Costa, indicou que a primeira compra conjunta será realizada na área da saúde, buscando melhoria de equipamentos e oferta de medicamentos pelos estados. Espera-se que até 30 de agosto o primeiro edital de compras seja publicado.  

Foto: Divulgaçãolegenda
A "Carta de Teresina" deixou marcada a próxima reunião para setembro, em Natal

No documento, os Governadores se mostraram preocupados com o anúncio feito pela imprensa de privatização de empresas estatais. Já que, sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, as vendas poderão trazer consequências negativas e retrocesso à integração regional. 

O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, afirmou que este é um momento muito importante tanto para o Brasil como para a região Nordeste e para o Piauí. No mesmo dia, o Governador teve um encontro com a Delegação do Piemonte, composta pelo embaixador da Universidade Estadual de Turim, Piermaria Furlan e Presidente da Rede de Hospital nas Escolas da Itália e Brasil, Ticiana Catemazzo. 

Foto: Divulgaçãolegenda
O Governador esteve no começo do mês na China para buscar possíveis investimentos para o Piauí

O momento foi para discutir parcerias em projetos de ressocialização psicossocial, saúde mental e educação. Hoje (22) o Governador participará do Fórum ABIDB de Infraestrutura Regional. 

Confira a "CARTA DE TERESINA".

Fonte: JTNews, com informações do CCom

Comentários