Conselho Pleno da OAB-CE declara Mauro Albuquerque como “Persona Non Grata” da advocacia
A afirmação tem o objetivo de tornar público o descontentamento da advocacia em relação ao contínuo desrespeito por parte do secretário às prerrogativas dos advogados e advogadas que atuam no Ceará.Durante a 3ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB-CE, realizada na última quinta-feira (27/07), na sede da Ordem, foi aprovada por unanimidade a declaração do secretário da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque como Persona Non Grata pela advocacia.
A afirmação tem o objetivo de tornar público o descontentamento da advocacia em relação ao contínuo desrespeito por parte do secretário às prerrogativas dos advogados e advogadas que atuam no direito penal no estado do Ceará.
“A declaração de “Persona Non Grata” a Mauro Albuquerque é uma medida necessária, onde expressamos o nosso repúdio diante das graves violações de direitos humanos nas penitenciárias cearenses. Já estamos reagindo e continuaremos mais forte. Senhor Secretário, aguarde as consequências do desrespeito que é promovido contra advogadas e advogados que muito bem militam no direito penal”, defendeu Dantas.
O presidente também expôs que a Ordem Cearense luta pela garantia dos direitos humanos no sistema penitenciário e está comprometida com a justiça e a dignidade humana. “A advocacia está cansada do desrespeito rotineiro às suas prerrogativas profissionais no âmbito penitenciário e estamos determinados a reagir com ainda mais vigor, visando proteger nossos direitos e a integridade de sua atuação”, disse.
Audiência Pública
No dia 20 de julho, a OAB-CE, por meio das Comissões de Direito Penitenciário e Direitos Humanos, realizou uma Audiência Pública no Plenário da Ordem com todos os atores envolvidos no sistema: autoridades, familiares de presos, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O Conselho Penitenciário (COPEN) também subscreveu a realização da audiência pública.
A ausência do secretário da Administração Penitenciária (SAP) na audiência foi motivo de grande preocupação e desagrado, visto que questões tão sensíveis e cruciais para a sociedade não foram consideradas importantes o suficiente para a presença desta autoridade.
Clique aqui e confira na íntegra a Audiência Pública
Fonte: JTNEWS com informações da OAB Ceará
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos