Conheça sete doenças que podem ser transmitidas por alimentos contaminados

Mal-estar, náuseas com ou sem vômitos, diarreia, dor e inchaço abdominal são os sintomas clássicos provocados pela ingestão de alimentos contaminados

Mal-estar, náuseas com ou sem vômitos, diarreia, dor e inchaço abdominal: esses são os sintomas clássicos provocados pela ingestão de alimentos contaminados.

Foto: iStockVômito e diarreia são sintomas comuns das doenças transmitidas por alimentos
Vômito e diarreia são sintomas comuns das doenças transmitidas por alimentos

Esse tipo de problema tem até nome: são as DTAs (doenças transmitidas por alimentos), que têm se tornado cada vez mais um problema de saúde pública, influenciadas por mudanças globais como aumento populacional e pobreza, de acordo com o Ministério da Saúde.

Existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos no mundo, a maioria causada por bactérias (e suas toxinas), vírus e parasitas — que ingerimos em comidas mal higienizadas, mal cozidas ou que são contaminadas após estarem prontas, devido à falta de refrigeração adequada ou cuidados básicos de higiene.

A maior parte dessas doenças provoca apenas problemas leves (mas qualquer diarreia é sempre um incômodo). Já outras, no entanto, como o botulismo e cólera, podem ser consideradas mais graves. Confira abaixo sete doenças provocadas por alimentos contaminados.

Infecção por Salmonella

Uma das doenças mais conhecidas quando falamos em alimentos contaminados, a infecção se dá pela ingestão da bactéria Salmonella, presente em alimentos mal cozidos geralmente provenientes de animais criados em fazendas. Isso inclui carnes de vaca, porco, frango, ovos e até leite. Comidas sensíveis ao calor (como maionese) também favorecem a proliferação desse tipo de bactéria quando ficam muito tempo fora do refrigerador.

Náuseas, dores abdominais, diarreia, febre alta, dores no corpo e na cabeça são sintomas comuns a esse tipo de infecção.

Infecção por Escherichia coli

Considerada uma das mais comuns no Brasil, a infecção provocada pela bactéria E. coli costuma causar quadros leves a moderados, com possibilidade de diarreia aquosa e febre baixa. Em alguns pacientes, pode ocorrer a presença de sangue nas fezes.

A principal via de contaminação são as carnes mal passadas ou as saladas mal higienizadas.

Infecção por Staphylococcus aureus

Também considerada comum no Brasil, a infecção pelo Staphylococcus aureus ocorre principalmente via embutidos como salsichas e linguiças —alimentos com muito sódio, que favorecem a proliferação desse microrganismo.

Mas a bactéria não é uma estranha ao corpo: ela geralmente está presente na nossa pele e na mucosa, sem provocar danos. O problema é quando ela entra em contato com o sistema gastrointestinal: sua toxina provoca uma inflamação na mucosa, causando náusea, vômito e diarreia.

Botulismo

Considerada rara, a infecção acontece pela toxina das bactérias Clostridium botulinum e Clostridium pa-rabotulinum, que comumente podem serem encontradas em alimentos em conserva (como palmito e picles); no mel, em queijos e em carnes curadas de forma artesanal (como salsichas, linguiças e presunto).

O grande perigo da doença é que a toxina produzida pela bactéria ataca o sistema nervoso, impedindo a comunicação nas terminações nervosas. Por isso, os sintomas mais comuns da infecção também incluem paralisia muscular, que começa na região craniana e vai descendo para o corpo. Se não tratado rapidamente, há risco de morte.

Cólera

É provocada pela ação da toxina da bactéria Vibrio cholerae, geralmente encontrada em ambiente aquático. Por isso, é comum que a doença esteja associada ao consumo de mariscos, peixes e algas mal cozidos, além da ingestão de água não tratada — por isso, a doença é um problema preocupante em áreas em que falta saneamento básico.

O principal sintoma é a grande quantidade de diarreia aquosa que, se não for tratada logo, pode levar a um quadro de desidratação e colocar em risco a vida do paciente.

Para evitar o problema, além de cozinhar bem os alimentos e higienizar corretamente os vegetais, é muito importante ferver a água antes de consumi-la, se ela não for tratada ou mineral.

Amebíase

É provocada por meio da ingestão dos cistos do protozoário Entamoeba histolytica. Geralmente, isso acontece por meio de água ou alimentos contaminados com as fezes de pessoas doentes — por isso, a doença é mais frequente em locais onde o saneamento básico e as condições de higiene são precários.

Os principais sintomas são diarreia, dor abdominal e mal-estar, e podem incluir também fezes com presença de sangue.

Toxoplasmose

A doença que todas as grávidas temem, já que pode causar problemas de saúde ao bebê. A infecção é provocada pela ingestão dos cistos do parasita Toxoplasma gondii, geralmente por meio de carne de vaca ou boi crua ou mal cozida.

Além dos sintomas clássicos, a infecção também pode provocar febre, dor muscular, cansaço e dor de cabeça.

Como é o tratamento?

A maioria das DTAs costuma evoluir de forma leve a moderada. Portanto, os cuidados mais recomendados são manter o corpo bem hidratado com a ingestão de líquidos; fazer refeições leves, sem alimentos gordurosos ou de difícil digestão; e ainda fazer uso de medicamentos para reduzir náuseas e vômitos.

Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos e até internação. O que determina o tratamento são as manifestações clínicas e o agente causador, fatores que devem ser avaliados por um especialista.

Como evitar a contaminação

Higienizar e cozinhar alimentos estão entre as medidas para reduzir o risco de ter o problema. Confira:

• Lave bem as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos;

• Cozinhe, asse e frite bem as carnes e ovos;

• Procure manter os alimentos já limpos longe dos que ainda precisam ser higienizados;

• Lave bem frutas e verduras; as folhas podem ser limpas com uma escovinha e sabão para retirar a sujeira visível;

• Deixe frutas que são consumidas com casca e folhas consumidas cruas imersas em uma solução clorada ou com bicarbonato de sódio;

• Não compre ou consuma alimentos de origem duvidosa ou com aspecto de estragado;

• Evite deixar os alimentos mais de duas horas fora da geladeira;

• Mantenha os alimentos sempre tampados e evita falar sobre eles quando estiver se servindo, pois gotículas de saliva podem contaminá-los.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL Viva Bem

Comentários