Como recuperar a orelha rasgada? Saiba como prevenir e corrigir

Descubra como prevenir e corrigir esse problema

As orelhas furadas deixaram de ser apenas um item comum para se tornarem uma questão estética, com milhares de opções de tamanhos e acessórios.  Entretanto, é possível que, no meio do caminho, a orelha acaba rasgando.

Pensando nisso, descubra agora mesmo como prevenir e como corrigir esse problema para ter de volta o seu lóbulo.  

Foto: Callie Morgan on UnsplashComo recuperar orelha rasgada
Como recuperar orelha rasgada

Preparada?  Porque a orelha rasga,antes de mais nada, vale dizer que a orelha não rasga sem nenhum motivo, seja ele “intencional” ou não.  Seguindo essa linha, o caso mais comum de orelha rasgada é resultado do uso de alargadores, que tem como objetivo aumentar o furo.  

Porém, essa continua expansão pode fazer com que, em algum momento, o lóbulo não aguente a pressão e ceda, rasgando aquela região.  Por outro lado, também é possível que isso aconteça por outros motivos, geralmente chamados de traumas, como enroscar e puxar ou uso de acessórios muito pesados.  

Reconstrução de lóbulo de orelha – Como funciona  

A reconstrução de lóbulo de orelha, também chamada de lobuloplastia, tem como objetivo solucionar o problema de orelha rasgada.  Ao contrário do que você imaginar, é bastante simples,assim, o cirurgião plástico vai utilizar anestesia local na região do lóbulo rasgado para conseguir manusear e fazer os cortes necessários.  

Dessa forma, o procedimento envolve unir as duas partes rasgadas, costurandoas entretanto, em casos de distensão, comuns no uso de piercings, é necessário cortar uma parte daquela pele para conseguir unir e fazer o contorno natural da orelha.  De acordo com o cirurgião plástico, após a realização do procedimento, você pode voltar as atividades comuns no mesmo dia e ir embora da clínica/hospital no mesmo dia. 

Em relação a dor, os pacientes, costumam afirmar que é possível sentir, no máximo, um leve desconforto e que também pode coçar, sendo preciso evitar tal ação durante a recuperação.  Ao mesmo tempo, você pode perceber um inchaço na área ou mesmo algumas manchas roxas.  

Durante um ou dois dias, é recomendado o uso de curativos, para proteger o lóbulo, mais importante que isso, é essencial evitar exposição solar por pelo menos trinta dias, sendo recomendado o uso de chapéus, bonés ou outros itens. A reconstrução delóbulo de orelha costuma deixar micro cicatrizes, geralmente nas bordas da orelha.  

Nos primeiros dias, a cicatriz pode apresentar uma coloração mais avermelhada, sendo amenizada com o tempo. O resultado final pode ser observado em torno de seis meses depois do procedimento, quando todo o inchaço sumiu e a cicatriz está mais leve.  

Fiz o procedimento, vou poder colocar brincos novamente?  

Ao fazer a reconstrução de lóbulo de orelha, o furo que antes existia ali vai desaparecer devido as suturas, sendo assim, muitas pessoas ficam na dúvida sobre furar novamente.  De maneira geral, é possível furar as orelhas novamente após liberação do cirurgião plástico, o que costuma ocorrer em torno de seis semanas depois da cirurgia. A grande questão é que o furo não deve ser feito no mesmo lugar da cicatriz, o que pode fazer com que cada orelha fique com uma proporção levemente diferente.   

Nos casos de pacientes que querem utilizar o alargador novamente, é essencial evitar diâmetros grandes, ou a orelha pode rasgar novamente.  

Como prevenir as orelhas rasgadas  

As orelhas encontram um problema comum na moda: o charme dos acessórios opulentos, que atraem a atenção dos olhos. Para prevenir que seja necessário recorrer a um cirurgião plástico, a dica é:  

Cuidado com a escolha de brincos

A dica mais básica é ter cuidado com as peças que são muito pesadas, já que causam uma distensão capaz de alterar o lóbuloda orelha.  Quando usados regularmente, brincos pesados quebram as fibras presentes na região, causando o alargamento dofuro e, a longo prazo, rasgando a orelha.  Mesmo que você goste de peças grandes, a dica é apostar naquelas que são mais leves, garantindo a leveza que a orelha precisa.  

No caso de ocasiões especiais, faça uso de peças grandes e pesadas apenas por períodos curtos de tempo. Atenção: os segundos e terceiros furos costumam ser mais sensíveis e tendem a rasgar com mais facilidade.  Então, evite brincos pesados nas regiões mais superiores.  

Uso de adesivos de lóbulo  

Uma opção de prevenção de orelhas rasgadas que vem chamando a atenção são os adesivos de lóbulos. Essa dica é ideal para aqueles em que o furo aumentou apenas um pouco, mas o lóbulo continua intacto.  No caso desses furos mais largos, você vai colocar o adesivo no lóbulo, antes do brinco. Ajudando na sustentação do peso.  

Inclusive, esse é um segredinho muito utilizado para aquelas ocasiões especiais ou mesmo por modelos e atrizes.  

Atenção ao uso de alargadores  

Na questão dos alargadores, não há muito o que dizer. Afinal, se você continuar aumentando o diâmetro das peças, as chancesde rasgar a orelha também aumentam.  Portanto, o ideal é preferir as peças pequenas e medianas,  no uso de peças pequenas, é possível que o furo volte ao normal ao suspender o uso. Mas na maior parte dos casos pode ser necessário a intervenção cirúrgica.  

Cuidados nas atividades diárias  

Para finalizar essa lista, um dos cuidados essenciais para prevenir as orelhas rasgadas são com atividades comuns do dia-a-dia. Em suma, é preciso ter cuidado, principalmente, ao dormir, tomar banho ou vestir roupas, como blusas e vestidos, Esse cuidado é essencial porque pode acontecer de alguma peça, como roupas, lençóis ou esponja, enroscar nos brincos. Mesmo nos mais pequenos.  

Quando isso ocorre, as chances de o furo se alargar devido à pressão e trauma exercidos na orelha são grandes.  Pense sempre que o lóbulo é uma área de pele fina e delicada.  

Conclusão  

Enfim, a reconstrução de lóbulo de orelha é a melhor alternativa para recuperar o lóbulo rasgado, mas você também pode tomar cuidados diários, evitando que isso venha a acontecer.  No mais, consulte um cirurgião plástico para saber mais sobre o procedimento.  

Aproveite e comente aqui embaixo qualquer outra dúvida sobre o tema ou mesmo como foi que isso aconteceu com você.  

Figura 1 Photo by kyle smith on Unsplash 

Figura 2 Photo by Jessica Flavia on Unsplash 

Figura 3 Photo by Callie Morgan on Unsplash 

Figura 4 Photo by George Bohunicky on Unsplash 

Fonte: AesCare

Comentários