Comissão da Câmara aprova texto sobre obrigatoriedade de recepção de rádio FM em celular
O relator alega que a falta da rádio estimula os usuários a utilizarem serviços pagos de streamingA Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que prevê que os aparelhos de telefonia celular fabricados ou montados no País contenham a funcionalidade de recepção de sinais de rádio FM. Os aparelhos terão a funcionalidade habilitada antes de sua distribuição e comercialização no País. Se a proposta for aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação.
O texto aprovado é substitutivo do relator, deputado Amaro Neto (REPUBLICANOS-ES), ao Projeto de Lei 8438/17, do deputado licenciado Sandro Alex.
Amaro Neto destaca que 97% dos aparelhos produzidos no mundo já estão equipados com um receptor interno para o recebimento das transmissões em FM desde a sua fabricação, mas “sem motivos técnicos que justifique, a funcionalidade é desabilitada em grande parte dos aparelhos”.
“Ao ter a funcionalidade de recepção de rádio desabilitada nos celulares, os usuários são obrigados a utilizar o serviço pago de dados (streaming) comercializado pelas empresas de telefonia, o que reduz significativamente o acesso da população às programações das emissoras de rádio”, explicou.
O projeto original prevê que o Poder Executivo regulamente o cronograma de implementação da funcionalidade de recepção de sinais de rádio FM no prazo de até 90 dias, mas esse artigo foi retirado no texto substitutivo.
A proposição será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ
-
Segurança Pública
STF restabelece adicional de periculosidade de guardas municipais de Santo André em São Paulo
-
Política
Aposta de Rafael Fonteles em blindar o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz, na Segurança Pública é no mínimo temerária