Comissão da Câmara aprova texto sobre obrigatoriedade de recepção de rádio FM em celular

O relator alega que a falta da rádio estimula os usuários a utilizarem serviços pagos de streaming

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que prevê que os aparelhos de telefonia celular fabricados ou montados no País contenham a funcionalidade de recepção de sinais de rádio FM. Os aparelhos terão a funcionalidade habilitada antes de sua distribuição e comercialização no País. Se a proposta for aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação.

O texto aprovado é substitutivo do relator, deputado Amaro Neto (REPUBLICANOS-ES), ao Projeto de Lei 8438/17, do deputado licenciado Sandro Alex.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados
Comissão da Câmara aprova texto sobre obrigatoriedade de recepção de rádio FM em celular

Amaro Neto destaca que 97% dos aparelhos produzidos no mundo já estão equipados com um receptor interno para o recebimento das transmissões em FM desde a sua fabricação, mas “sem motivos técnicos que justifique, a funcionalidade é desabilitada em grande parte dos aparelhos”.

“Ao ter a funcionalidade de recepção de rádio desabilitada nos celulares, os usuários são obrigados a utilizar o serviço pago de dados (streaming) comercializado pelas empresas de telefonia, o que reduz significativamente o acesso da população às programações das emissoras de rádio”, explicou.

O projeto original prevê que o Poder Executivo regulamente o cronograma de implementação da funcionalidade de recepção de sinais de rádio FM no prazo de até 90 dias, mas esse artigo foi retirado no texto substitutivo.

A proposição será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários