Com o retorno das cirurgias eletivas, Hemopi alerta sobre aumento da demanda por sangue

Além das campanhas na Unidade Móvel, foram feitas parcerias com aplicativos de mobilidade, reforço de campanhas internas com igrejas, escolas, órgãos governamentais e do poder judiciário

Com o retorno dos procedimentos cirúrgicos eletivos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) chama atenção para o aumento da demanda por sangue.

Foto: Governo do PiauíHemopi
Hemopi

Com a pandemia da COVID-19, houve uma diminuição de 50% no número de doadores. A reabertura de clínicas e hospitais para procedimentos agendados pode acarretar dificuldades no abastecimento de sangue.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, explica que os esforços têm sido constantes para aumentar o número de doadores nas quatro unidades. “O Hemopi é responsável pelo abastecimento de toda a rede pública e parte da rede privada. Nestes meses conseguimos equilibrar o abastecimento, mas com a volta dos procedimentos eletivos, o estoque pode não ser suficiente para atender a demanda”, declarou.

Existe uma demanda por sangue que é constante, seja nos serviços de urgência e emergência, ou para pacientes que necessitam de transfusões em decorrência de doenças como a anemia falciforme e as neoplasias.

Com a volta da cirurgias eletivas a demanda só aumenta. “Lembramos que é preciso manter o estoque com todos os tipos sanguíneos disponíveis para atender a demanda diária dos hospitais e pacientes. E pedimos para aqueles que estejam saudáveis, sem sintomas de gripe ou resfriado, que possam colaborar com o hemocentro doando sangue. Nesse momento precisamos da solidariedade do povo do Piauí que sempre se mostrou presente quando quando convocado”, descreve Jurandir Martins.

O Hemopi tem investido em ações visando captar mais doadores e aumentar o fluxo do estoque. “Realizamos algumas ações com a Unidade Móvel na Ponte Estaiada e tivemos uma boa resposta do público que atendeu ao nosso chamado. Nas 4 vezes em que estivemos lá foram quase 500 bolsas coletadas. Estamos agora analisando outros locais que tem condições parecidas com as da ponte e atendem as normas de segurança exigidas para poder levar a Unidade Móvel a outras regiões de Teresina”, explica do diretor do Hemopi.

O Hemopi tem se esforçado para atender a demanda por sangue no Estado, mesmo com a diminuição de 50% no número de doações de sangue durante a pandemia. Além das campanhas na Unidade Móvel, foram feitas parcerias com aplicativos de mobilidade, reforço de campanhas internas com igrejas, escolas, órgãos governamentais e do poder judiciário, militares, empresas e sociedade civil.

“Também reforçamos nossas medidas de biossegurança a com a implantação de uma Cabine de Higienização Individual e a sanitização de todas as 4 unidades de Coleta – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano. Além disso, o hemocentro disponibilizou aos doadores a possibilidade de agendamento das doações para evitar ainda mais aglomerações e reduzir o tempo de permanência dentro de suas instalações físicas”, pontua Jurandir Martins.

Caso o doador queira, ele também pode agendar a doação pelos telefones: Teresina (86) 9 88946614, Parnaíba (86) 9 8894 7159, Picos (89) 9 8801 1717 e Floriano (89) 9 8801 1984.

O Hemopi funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 17h.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários