Com mais casos da COVID-19, número de enterros volta a dobrar em Manaus e colapso no sistema de saúde já é visível

O Presidente da Frente Parlamentar do Sistema Penitenciário, Deputado Federal Capitão Alberto Neto, que está em Manaus, faz um apelo aos polícias penais brasileiros acerca da situação da COVID-19

Nove meses depois de viver o colapso de seu sistema de saúde, Manaus [capital do Amazonas] está diante de uma segunda onda de contaminações pelo Novo Coronavírus, e as consequências agora podem ser até mais severas que em 2020, situação é preocupante.

Foto: Altemar Alcantara/SemcomForam 25 enterros por COVID-19 em cemitérios públicos e 11 nos espaços privados nesta terça-feira (05/01)
Foram 25 enterros por COVID-19 em cemitérios públicos e 11 nos espaços privados nessa terça-feira (05/01)

Diante disso, o Presidente da Frente Parlamentar do Sistema Penitenciário, Deputado Federal Capitão Alberto Neto (Podemos-AM),  que está em Manaus e é um dos parlamentares com forte liderança nacional no Sistema Prisional brasileiro, faz um apelo aos policiais penais brasileiros para que redobrem os cuidados de prevenção à COVID-19.

"Quero pedir pra todos redobrarem os cuidados, os protocolos, os procedimentos, e isso é o que vai nos salvar. Um abraço! Cuidem-se e gratidão pelo trabalho que vocês desempenham em favor do nosso País."

Foto: Maysa Lima/para o JTNEWSDeputado Alberto Neto cumprimenta policial penal e instrutor da ACADEPEN/PI, na solenidade de formatura da 1ª Turma de Policiais Penais do Brasil, em Teresina
Deputado Alberto Neto cumprimenta José de Arimateia [policial penal e instrutor da ACADEPEN/PI], na solenidade de formatura da 1ª Turma de Policiais Penais do Brasil, em Teresina no Piauí no último dia 17/12/2020

Em meio a um aumento de casos e internações de pacientes com COVID-19, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), admitiu nessa terça-feira (05/01) que Manaus vive um novo colapso no sistema de saúde. Segundo ele, se os níveis de mortalidade continuarem como estão, a cidade só terá covas disponíveis para mais "dois ou três meses".

Foto: Edmar Barros/Futura Press/Estadão ConteúdoPrefeito David Almeida (Avante)
Prefeito David Almeida (Avante)

O prefeito ainda afirmou que pretende construir, de forma rápida, mais 6 mil covas no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, o maior de Manaus. O local é o mesmo onde vítimas da COVID-19 tiveram que ser enterradas em valas comuns por falta de espaço, no auge da primeira onda de infecções na cidade.

Estado tem situação crítica

Segundo dados da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) do Amazonas, 91,84% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do estado estão ocupados: 92,18% dos leitos para adultos da rede pública, 50% dos leitos infantis e 94% da rede privada. Leitos de enfermaria têm ocupação de 86,45%.

Foto: Michael Dantas/AFPManaus vive um novo colapso no sistema de saúde
Manaus vive um novo colapso no sistema de saúde em razão da COVID-19

Somente de ontem (05) para hoje (06), o estado confirmou mais 1.928 infecções e 46 mortes, de acordo com último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: JTNEWS

Comentários