Com a aprovação da Sputnik, Piauí deve receber 2,1 milhões de doses

O Governador do Piauí já havia solicitado a vacina em maio; Serão 37 milhões de vacinas para o Nordeste, sendo 2,1 milhões para o Piauí

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar nessa sexta-feira (04/6), a importação  das vacinas contra COVID-19 Sputnik V e Covaxin, o governador Wellington Dias (PT) se pronunciou em suas redes sociais sobre a consquista. Dias é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática da vacina do Fórum de Governadores do Brasil.

"A Anvisa aprovou o uso e importação da vacina Sputnik V, comprada pelos estados do Nordeste e Norte. Ainda que com uma pequena quantidade de doses liberadas, a aprovação da nossa agência reguladora destaca que a vacina é segura e eficaz. Só os estados do Nordeste têm acordo de compra para 37 milhões de doses. O Brasil precisa urgente de mais vacinas e não podemos perder tempo, buscando soluções para que as doses cheguem o mais rápido possível."

O governador do Piauí disse que neste sábado (05/6) haverá támbem uma reunião entre os governadores do Nordeste e Amazonas, para debater sobre a aquisição das doses da Sputinik já compradas.

“Vamos fazer neste sábado uma agenda do Consórcio Nordeste com o Consórcio da Amazônia, com os governadores, com o comitê científico e nossa área técnica da saúde, para que a gente possa, com as procuradorias, ver agora as providências para garantir a entrada no Brasil destas 37 milhões de doses que compramos pelo Nordeste junto com a Amazônia e outras compras feitas pelo Brasil”, declarou o governador.

De acordo com Dias, são 37 milhões de vacinas para o Nordeste, sendo um total 66 milhões de compras para o Brasil. Para o Piauí são 2,1 milhões de doses.

Anvisa autorizou a importação

A Anvisa autorizou nesta sexta-feira (04/6) a importação da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin contra o coronavírus, mas impôs várias condições para seu uso no Brasil.

A autorização reverte uma decisão anterior da agência, que considerou que as duas vacinas asiáticas careciam de dados técnicos para verificar sua segurança e eficácia, vetando a importação.

Fonte: JTNEWS

Comentários